O BNDES deve aprovar, até sexta-feira, o financiamento para a Transpetro comprar 26 navios, incluindo as dez embarcações do estaleiro Atlântico Sul, que se instalará em Suape. A informação foi repassada pelo presidente do banco, Demian Fiocca, para o governador Eduardo Campos. Depois de aprovado o financiamento, a expectativa é que o contrato da Transpetro com o estaleiro seja assinado na próxima semana.
“A diretoria do BNDES aprovará o empréstimo para a Transpetro esta semana. Depois, o Conselho Monetário Nacional (CMN) também deverá aprovar a medida. Aí a Transpetro poderá assinar os contratos com os estaleiros”, afirmou Campos. O Atlântico Sul espera a assinatura deste contrato para dar início às obras físicas do empreendimento, orçado em US$ 220 milhões.
Ao mesmo tempo, o BNDES também analisa o pedido de financiamento para o estaleiro. Uma das cláusulas pedidas pelo banco é que o estaleiro tenha a posse do terreno em que será instalado. Segundo o governador, o pedido do Atlântico Sul de aforar a área do estaleiro (uma espécie de compra, que permitirá o empreendimento dar a área como garantia do financiamento) já está tramitando na Secretaria de Patrimônio da União em Brasília, após análise local. “O estaleiro apresentará como garantia o próprio contrato com a Transpetro e o terreno será uma complementação”, informou o governador.
“O contrato com a Transpetro está praticamente pronto. A gente precisa disso para iniciar a construção”, afirmou Jorge Vidal, vice-presidente do Atlântico Sul. O estaleiro já designou um diretor de operações para Pernambuco, além de ter contratado um gerente de recursos humanos. “Já temos todas as medidas prontas para o início das obras”, garantiu o vice-presidente do Atlântico Sul.
Fonte: Jornal do Commercio - 25 JAN 07