Quinta, 06 Fevereiro 2025

A previsão de chuvas entre os meses de janeiro e março deve impactar no custo dos fretes para a produção agrícola na região Centro-oeste. Cálculos de uma grande transportadora de grãos que atua nos três Estados da região, apresentados pela Agência Estado, apontam para um acréscimo entre 20% e 25% no custo do transporte de cargas. O aumento seria um impacto das más condições nas estradas.

Embora a meteorologista Cássia Beu, da Somar Meteorologia, aponte que as chuvas em 2007 ocorrerão dentro da normalidade, o fato do índice pluviométrico ser considerado alto para o Centro-oeste preocupa: a quantidade de chuvas deve variar de 150 a 300 milímetros no primeiro trimestre. Essa quantidade de chuva deve prejudicar a condição das estradas locais. A temporada de chuvas deve perdurar até o início dos carregamentos de soja em Mato Grosso, sendo aguardada, ainda, a ocorrência de chuvas torrenciais por até três dias.

O excesso de chuvas aumenta o nível dos rios e diminui a permeabilidade do solo, atingindo as estradas. Além da região norte de Mato Grosso, a meteorologista apresenta preocupação com o centro-sul de Mato Grosso do sul, onde o volume de chuva deve recuar para 100 milímetros somente a partir de março. Até lá, as chuvas devem ficar entre 150 e 200 milímetros.

Washington Luis, da Transportadora Rodogrande, aponta que as chuvas auxiliam na deterioração do asfalto, com a movimentação de caminhões pesados. Só os custos da manutenção dos caminhões é 30% superior no período.

Fonte: Olhar Direto (com Campo Grande News) - 09 JAN 07 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!