Sexta, 29 Março 2024

Empresa siderúrgica, atendida pela Cemig, começa reformar sua subestação e constrói nova termelétrica. A Usiminas não terá boas notícias neste começo de 2007 para a sua fornecedora de energia elétrica, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), de quem é cliente cativo - autorizado a comprar o insumo somente de uma única concessionária que atua na rede a qual está conectada. A empresa siderúrgica está construindo a sua segunda termelétrica e, com essa obra, que será inaugurada no primeiro semestre do ano, a sua produção própria de eletricidade chegará a 60 megawatts, volume corresponde a cerca de 50% do seu consumo de energia elétrica. Essa nova usina terá baixo custo de produção, pois utilizará como matéria-prima os gases que emanam dos altos fornos e que, atualmente, desaparecem na atmosfera.

Além da nova termelétrica, a Usiminas está, desde o fim de 2006, reformando a sua subestação de energia. Com essa iniciativa, segundo uma fonte ligada à obra, a Usiminas pretende ingressar no mercado livre de eletricidade, o que diminuirá ainda mais a sua dependência pela energia entregue pela Cemig e, por conseqüência, seus custos com o insumo.

A Usiminas confirma que está realizando obras na subestação de energia elétrica, mas esclarece que são apenas corriqueiras. A companhia informa que não tem o objetivo de criar condições para que a empresa entre no mercado livre de energia.

No mercado livre, criado em 1995, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, o consumidor pode escolher o seu fornecedor de energia conforme sua conveniência preço ofertado pelas geradoras ou agentes comercializadores. O objetivo é estimular a livre concorrência, reduzindo custos e elevando a competitividade das empresas. Hoje, existem cerca de 800 empresas que atuam no mercado livre. Elas correspondem a mais de 20% de todo o consumo nacional de energia.

A obra de reforma da subestação é de responsabilidade da Siemens e deverá será entregue nos primeiros meses de 2007. No caso da segunda termelétrica, a Usiminas informa que a obra tem investimento total de US$ 100 milhões, sendo 60% financiados pelo Japan Bank for International Cooperation e 40% pelo Mizuho Corporation Bank e pelo Banco de Tokyo.

A Camargo Correa, vencedora da concorrência internacional, terá como fornecedores principais a Siemens, que construirá o turbogerador e a Slovenské Energetiché Stronjárme (SES) fornecerá as caldeiras. Com prazo de 26 meses para ser implantado e com capacidade para gerar 60 MW, o empreendimento vai ampliar a capacidade de geração própria de energia da Usiminas dos atuais 60 MW para 120 MW, correspondentes a 53% de toda a energia demandada pela siderúrgica.

Fonte: Gazeta Mercantil - 03 JAN 07

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome