Quinta, 28 Março 2024

As maiores siderúrgicas do Japão aceitaram uma elevação de 9,5% no preço do minério de ferro a ser fornecido pela Companhia Vale do Rio Doce em 2007, informaram porta-vozes das empresas.

Tanto a Nippon Steel, segunda maior siderúrgica do mundo, quanto a JFE Steel, quarta maior do setor, informaram que concordaram com o reajuste definido pela mineradora brasileira.

O porta-voz da JFE Steel disse que este foi o primeiro acordo de preço de minério de ferro para 2007. 'As negociações com as outras empresas vão acontecer mais tarde.'

O aumento de 9,5% também foi negociado pela Vale com a Pohang Steel Corporation (Posco), a maior siderúrgica da Coréia. O aumento vale tanto para o minério de ferro fino de Carajás, SFCJ, quanto para o do Sistema Sul, SSF.

O aumento nos preços começa a valer a partir de 1º de abril e ficou dentro das expectativas de mercado. Agora só faltam as siderúrgicas européias, que devem seguir o mesmo patamar de preços.

Maior produtora mundial de minério de ferro, a Vale definiu o patamar de preços de 2007 em primeiro lugar com o grupo siderúrgico chinês Baosteel, o maior da China e representante dos fabricantes de aço do país, em negociações concluídas na semana passada.

Foi a primeira vez que uma siderúrgica chinesa liderou o nível de reajuste anual com as mineradoras. No ano passado, a alemã ThyssenKrupp foi a responsável pelo primeiro contrato para 2006, da ordem de 19%. Em 2005, as siderúrgicas japonesas foram as primeiras a fechar acordo, com um reajuste inédito de 71,5%.

Em comunicado, a Vale diz que 'apesar da considerável alta de custos de investimento', foi capaz de elevar a produção de minério de ferro em 52 milhões de toneladas nos últimos dois anos, alcançando produção total de 263 milhões de toneladas em 2006.

Fonte: O Estado de S.Paulo - 28/12/06

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome