Sexta, 26 Abril 2024

Um caminhão-guindaste despencou ontem, por volta das 11h30, no cais do Armazém 12. No momento do acidente, o equipamento estava sendo descarregado do navio BBC Rússia, de bandeira cipriota, para ser transportado para o terminal alfandegado da NST, empresa pertencente ao Grupo Transchem. Apesar de ninguém ter se machucado, o acidente provocou vazamento de óleo hidráulico, que caiu no cais e escorreu para o estuário.

  Em razão disso, a Capitania dos Portos de São Paulo irá instaurar inquérito para averiguar as causas do acidente, podendo autuar a empresa responsável pelo navio.

  Segundo o diretor de navegação do Grupo Porto Agenciamento Marítimo (empresa que está agenciando e operando a embarcação no Porto de Santos), Marcelo Marques, o BBC Rússia trouxe os caminhões-guindastes da China, passando pela Coréia e pelo Porto de Paranaguá (PR), até atracar na última segunda-feira, às 15h30, no Porto de Santos.

  ‘‘Temos a informação de que na escala do porto coreano ocorreu um acidente semelhante ao de hoje (ontem). Como os guindastes não vêm com pontos determinados para serem içados, o processo de carga e descarga é complexo. O que aconteceu foi que uma das pás dobrou, rompendo uma das fitas (cabos de aço que sustentam a carga)’’, disse Marques, ao estimar em 40 toneladas o peso de cada caminhão-guindaste.

  Ainda de acordo com o diretor da empresa portuária, eram para ser descarregados cinco guindastes e todo o procedimento de movimentação foi acompanhado por um representante da empresa importadora do equipamento. Ele não soube informar quem é o importador final da carga.

  ‘‘A Capitania dos Portos já nos comunicou que o navio não está impedido de sair do cais santista. Portanto, a embarcação seguirá sua programação normal, devendo zarpar para o Porto do Rio de Janeiro até a manhã (hoje) de manhã. De lá, o BBC Rússia retorna para a China’’.

  Conforme informações da NST Terminais Logísticos, ao todo, são nove guindastes que foram armazenados na empresa.

Advertência
  Segundo o gerente da Agência Ambiental da Cetesb em Santos, Paulo Sérgio Fonseca, cerca de 200 litros de óleo foram recolhidos do cais do Armazém 12, no Paquetá.

  ‘‘Alguns litros atingiram o mar. Utilizamos barreiras de contenção para absorver o produto da água’’, disse o gerente, ao estimar que os trabalhos de remoção terminariam ontem à noite.

  ‘‘Ainda esta semana vamos encaminhar à operadora responsável pelo navio uma advertência, avisando a empresa que, na próxima ocorrência, ela estará sujeita a multas’’.

Fonte: A Tribuna de Santos - 27/12/06

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome