Quinta, 25 Abril 2024

Publicações cheias de fotos coloridas e, muitas vezes, impressas em papéis caros vêm acompanhando relatórios anuais e demonstrações financeiras de companhias atentas à própria imagem. Criado para abrir o diálogo entre empresas e sociedade, o balanço social virou diferencial competitivo e, no Brasil, as firmas vêm publicando edições com os mais diversos níveis de qualidade.

“Se bem preparado, ele indica para onde a empresa caminha”, diz Andrea Goldschmidt, da consultoria Apoena Social, que ajudou a Kimberly-Clark a transformar seu relatório social – que só enumerava as ações sociais – em balanço.

Ao estender os questionários a fornecedores e a trabalhadores, a companhia detectou problemas peculiares de cada planta industrial e desenvolveu programas específicos. O maior uso é para diagnóstico da sustentabilidade da empresa.

“Mesmo que a firma decida não levar algumas informações a público, é importante que o questionário promova a discussão interna”, diz Goldschmidt.

Para Francisco Papellás, presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), as distorções diminuirão quando os balanços passarem a ser auditados – apenas gigantes conseguem adotar a prática atualmente e, mesmo assim, as auditorias tentam deixar claro que nem todos os itens são de fato auditáveis. Se algumas companhias selecionam informações estratégicas para ocultar, outras produzem peças evidentemente maquiadas, nas quais predomina a linguagem publicitária e a supervalorização das iniciativas sociais. “Tendo a acreditar que essas firmas não inventam, mas as omissões dos fatos negativos tiram credibilidade”, diz Goldschmidt.

Fonte: Jornal do Commercio - 26/12/06

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome