Quinta, 06 Fevereiro 2025

A siderúrgica Nippon Steel, segunda maior produtora de aço do mundo, elevou em 23,3% a participação na Usiminas. A empresa anunciou ontem que comprou 50,9% das ações da Nippon Usiminas, até agora o maior acionista da companhia brasileira. O valor do negócio não foi revelado.

Juntas, Nippon Steel e Usiminas são grandes fornecedores de aços planos para a indústria automobilística brasileira. Ambas produzem produtos laminados para veículos. 'O mercado siderúrgico brasileiro está em expansão contínua. Esperamos fortalecer continuamente. Esperamos uma complementação de produtos como placas de aço e produtos laminados', disse Yuki Iriyama, diretor-gerente da Nippon Steel, durante uma conferência de imprensa.

A Nippon Steel espera receber cerca de US$ 42.3 milhões anuais em dividendos da Usiminas como resultado dos investimentos agregados a partir de agora.

A companhia tem avançado numa estratégia de alianças e incremento de participações cruzadas com companhias aliadas, como a Usiminas, para criar uma rede de interesses e reduzir a possibilidade de ser alvo de uma oferta hostil, como ocorreu com a Arcelor. A estratégia tem sido realizada com a Posco.

A união de Arcelor e Mittal criou o maior grupo siderúrgico do mundo, três vezes superior a produção da Nippon Steel. No mês passado, a Nippon Steel já havia comprado 1,7% da Usiminas.

Fonte: O Estado de S.Paulo - 22/12/06

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!