Quinta, 28 Março 2024

Baixa rotatividade de professores,troca de informações sobre o desempenho do aluno - principalmente quando este muda de série, passando para as mãos de outro educador - e participação ativa da comunidade na gestão escolar. Estas são características comuns às três escolas públicas do Estado de São Paulo que integram a lista das “escolas de sucesso” do Aprova Brasil, estudo divulgado ontem em Brasília e realizado pelo MEC, em parceria com o Unicef.

O estudo, que avaliou 33 escolas públicas brasileiras - apenas 3 do Estado -, mostra as características comuns às escolas que tiveram média superior à média nacional no exame Prova Brasil, do MEC, mesmo inseridas em regiões de baixo perfil socioeconômico. “O Aprova Brasil surgiu com o intuito de pesquisar a realidade de escolas inseridas em contextos desfavoráveis, mas que tiveram as melhores médias no Prova Brasil. Sabemos que há escolas com médias mais altas que essas 33, mas que não estão no estudo por estarem em melhor contexto”, explica Mário Volpi, assessor técnico do Unicef.

O especialista destaca que o estudo mostra que o bom desempenho dos alunos no Prova Brasil está relacionado diretamente à gestão democrática, à criação de novas práticas pedagógicas e à valorização do professor. “Uma característica marcante do estudo é que essas escolas que tiveram bom desempenho no Prova Brasil não têm medo de inovar: inventam novas práticas pedagógicas, tiram o aluno da classe para aprender.”

Já em relação à comunidade, o estudo mostra que as escolas não abrem suas portas apenas em eventos. “A comunidade participa da tomada de decisões por meio de um conselho de escola atuante.”

As parcerias externas e a valorização do professor também são apontadas por Volpi como fatores importantes para o bom desempenho dos alunos. “A maioria das escolas do Aprova Brasil tem apoio de parceiros da comunidade, ou até mesmo de empresas privadas. E seus professores afirmaram sentirem-se valorizados. Não só por bons salários, mas por atitudes como as de escolas de zona rural que oferecem aos educadores condução para participar de cursos na zona urbana.”

Para Volpi, a grande novidade do Aprova Brasil é que os professores dessas escolas, em vez de apenas reivindicar melhores condições, fizeram a diferença em aula. “Mesmo em condições desfavoráveis, eles não ficaram parados.”

De acordo com o MEC, a segunda edição da Prova Brasil está prevista para o final de 2007.

As escolas paulistas

A reportagem do JT ouviu as 3 escolas paulistas que aparecem no Aprova Brasil e a característica que mais chama atenção entre elas é o fato de contarem com uma equipe antiga de professores. “Temos professores que trabalham aqui há 15 anos. E todos têm o hábito de fazer uma troca de diagnósticos de seus alunos. Quando alguns têm dificuldades, são encaminhados ao reforço, que acontece três vezes por semana, e os pais também são avisados pela coordenação”, afirma Inês Angélica Cabril, diretora da Escola Municipal Professor José Negri, de Sertãozinho, Interior, que tem 860 alunos de 1ª a 8ª série.

Já Ivone Santos, supervisora de educação da cidade de Barra do Chapéu, Vale do Paraíba, diz que a equipe da Escola Municipal Leonor Mendes de Barros, que tem 692 alunos de 1ª a 4ª série, é composta por professores efetivos. “Nossos docentes estão aqui há anos e se preocupam em acompanhar de perto o desempenho de cada aluno. Quando detectamos problemas, logo encaminhamos para o reforço. A maioria dos alunos vem da zona rural e nem isso os impede de serem assíduos.”

A Escola Municipal Marygnez F. Maurício de Oliveira, de Itatinga, Interior, atende 280 alunos de 1ª a 4ª série e não oferece reforço, mas também tem uma equipe bem antiga de professores. “Os docentes vão chegando e aqui ficando. Eles acompanham a evolução de aprendizagem dos alunos”, explica Denise Freitas Bemfica, assessora técnica de ensino.

Fonte: Jornal da Tarde - MARIA REHDER - 20/12/06

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