Com o objetivo de promover uma reflexão sobre atenção à saúde, o Órgão de Gestão de Mão de Obra do Porto de Santos (OGMO – Santos) inicia a Campanha de Detecção, Prevenção e Orientação contra a Hepatite C. Em sua 8ª edição, a ação é realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos e a ONG Grupo Esperança.
A campanha ocorre de 13 a 17 de abril e os atendimentos acontecerão no Posto de Escalação 3. No primeiro dia, ocorrerá, pela primeira vez, a Feira de Saúde do Trabalhador Portuário, que contará com profissionais da UNIFESP do Campus Baixada Santista.
Envolvendo as áreas da Psicologia, Serviço Social e Saúde, eles participarão com stands de Vacinação, aferição da Pressão Arterial, orientação sobre zoonoses, Dengue, Saúde Bucal, Escola da Coluna com Fisioterapeutas e roda de conversa sobre as principais atualizações do setor previdenciário.
Durante o resto da semana, continuará o teste rápido de detecção da Hepatite C. Francinete Silva Santos, supervisora de RH-TPA do OGMO-Santos, explica que apesar da gravidade, a maior parte das pessoas infectadas não apresenta sintoma. “Por isso, ela é chamada de doença silenciosa", explica.
Os trabalhadores que tiveram contato com o vírus serão encaminhados para confirmação do diagnóstico e, caso necessário, tratamento na rede especializada do Sistema Único de Saúde da região. É importante ressaltar que não é necessário estar em jejum para fazer o exame.
Familiares dos trabalhadores portuários maiores de 14 anos também poderão fazer a testagem rápida e obter informações sobre formas de prevenir a doença.
Hepatite C
Inflamação no fígado causada por vírus, a Hepatite C é considerada a mais grave entre os demais tipos da doença. A enfermidade pode se tornar crônica e, em alguns casos, leva ao desenvolvimento de cirrose hepática, câncer do fígado e até mesmo à morte. É transmitida através de sangue contaminado por meio do compartilhamento de agulhas, seringas, lâminas de barbear e alicates de unha. A transmissão por relação sexual também é possível.
O fígado vai se prejudicado aos poucos, podendo levar anos e até décadas. “O problema é que quando os sintomas aparecem, pode ser que o prejuízo no fígado já esteja grande e não reste muito a fazer. Aí está a importância de se descobrir a doença precocemente, fazer o tratamento e tomar os cuidados de prevenção para não infectar outras pessoas. Por isso, o OGMO-Santos apoia esta campanha que está em sua 8º edição, contando sempre com a importante parceria do Grupo Esperança”, explica Francinete.
Confira a programação:
13 a 17/04/2015
Das 11hs às 19hs:
• Teste rápido de Hepatite C
13/04/2015
Das 11hs às 14hs:
• Vacinação
• Aferição de PA
• Saúde Bocal
• Fisioterapia (Escola da Coluna e/ou exercícios terapêuticos)
• Psicologia (grupo pet saúde mental)
• Ass. Social (grupo pet saúde mental)
• Prevenção e Orientação sobre a Dengue
• Prevenção e Orientação sobre Zoonoses