Sexta, 19 Abril 2024

O Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec) e a Câmara Brasil Alemanha estão apostando na capacitação dos profissionais que atuam nos campos da eficiência energética e da conservação de energia. Juntos lançam o curso de pós-graduação para formação de gestores de energia: o European Energy Manager – Pós-graduação em Gestão de Energia.

Leia também
Bandeiras tarifárias permitem melhor gestão de gastos com luz, afirma Braga

O curso é um treinamento com abordagens práticas cujo objetivo é capacitar profissionais para que atuem como verdadeiros gestores de energia. Os alunos terão dupla certificação, com reconhecimento no Brasil e na União Europeia.

Para que os interessados no tema conheçam o conteúdo e as abordagens do curso, o Isitec promove, no dia 3 de fevereiro, às 19h30, uma aula aberta com profissionais do setor sobre eficiência energética. No recém inaugurado edifício do Isitec, durante algumas horas, será possível participar de uma aula gratuita com professores do curso, além de ouvir outros profissionais que vão compartilhar sua própria experiência.

A programação contará com Rodrigo Aguiar, Presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO); Márcio Takata, professor e ex-aluno do programa e diretor ENOVA Solar Tecnologia; e Rodrigo Andrade, ex-aluno do programa e representante de Marketing Technical Services da Eastman Chemical Company.

Sobre o Programa
EUREM é um treinamento padronizado de Educação Continuada, que propõe aperfeiçoar as habilidades dos estudantes na área de melhoria da eficiência energética. O programa foi criado em parceria com o Intelligent Energy Europe Programme (IEE), da União Europeia. Oferecido em 27 países, o programa abrange quase todas as questões relevantes situadas na área de energia, que de uma forma ou de outra afetam as empresas.

De acordo com José Roberto Cardoso, professor da Escola Politécnica da USP, "a energia, juntamente com a saúde, a água e a sustentabilidade são os quatro maiores desafios para a humanidade neste século. A gestão de seus recursos passou a ser estratégica para qualquer instituição, não apenas para garantir seu uso racional, mas também para torná-la mais competitiva. A proposta do Isitec nesse curso dotará o participante de todas as ferramentas para encarar este desafio, que terá a participação de professores e profissionais antenados nas exigências atuais desta área. Eu recomendo."

Energy concept - O curso utiliza o ‘energy concept’ que garante a prática imediata dos conhecimentos adquiridos no treinamento. Através desta ferramenta um projeto concreto para a empresa já se inicia durante o período de aprendizagem. Este projeto prático é trabalhado utilizando o conteúdo estudado nos módulos/seminários: análise, possibilidades de otimização e cálculo de economia.

O ‘energy concept’ demonstra grande potencial de redução de consumo de energia. Se a empresa compromete-se com as medidas de otimização sugeridas, uma considerável redução de custos, muitas vezes que ultrapassa claramente o custo do investimento do treinamento, pode ser alcançada. A metodologia do ‘energy concept’ garante um rápido retorno no aprendizado, ação visível e o retorno do investimento correspondente. O trabalho final do treinamento é a apresentação do ‘energy concept‘ concluído.

O curso é voltado para graduados na área de Engenharia, Economistas e Executivos com interesse na área de produção, distribuição, controle e consumo de energia elétrica, visando sua utilização eficiente e com qualidade. As aulas começam no dia 6 de março, com grade quinzenal.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome