Sexta, 19 Abril 2024

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, destacou a implementação do sistema de bandeiras tarifárias no mercado energético. De acordo com Braga, o sistema facilita a assimilação de informações sobre o custo de energia.

Leia também
O Brasil na era da crise energética e da água
Eficiência energética

A partir da entrada em uso do sistema o consumidor de energia elétrica pode administrar seus gastos de forma mais inteligente: “O consumidor, tal qual faz no celular, tal qual faz em outras contas, precisa, de forma inteligente, saber usar a informação sobre a conta de energia. O regime de bandeira serve para isso”, disse Braga.

O sistema de bandeiras tarifárias indica mensalmente, na conta de luz, se a energia gasta custará mais ou menos, em função das condições de geração de eletricidade.  O sistema possui três bandeiras: verde, amarela e vermelha – as mesmas cores dos semáforos.

A bandeira verde sinaliza condições favoráveis de geração de energia, quando a tarifa não sofre nenhum acréscimo. Já a Bandeira amarela aponta condições de geração menos favoráveis, que implicam em custo maior de geração, com acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos. 

A bandeira vermelha mostra condições mais custosas de geração, com acréscimo de R$ 3,00 para cada 100 kWh consumidos.

Com as bandeiras, afirmou o ministro, os brasileiros podem evitar que o custo da conta de luz seja acima do esperado, combatendo desperdícios. Para esclarecer aos consumidores de energia sobre o sistema de bandeiras, Braga afirmou que será feita uma campanha que mostrará como usar essa informação para gerir melhor os gastos de energia elétrica.

“O uso inteligente da energia é um fator que nós consumidores vamos cada vez mais aprender e compreender com a tarifa de bandeiras, porque saberemos combater os desperdícios e fazer com que nossa conta de energia seja mais barata e econômica, e assim também ajudar o Brasil. Ganha o consumidor  e ganha o Brasil”, afirmou.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome