Palavras como união, confiança e otimismo marcaram a abertura da NT Expo - 17ª Negócios nos Trilhos realizada na manhã da última terça-feira (11), no Expo Center Norte, em São Paulo. “Na eleição temos o direito de divergir, mas agora é hora de pensar no Brasil. O desafio é do País e não dos partidos. O segmento ferroviário vive um cenário promissor e estamos no caminho certo. Queremos agora estreitar ainda mais a relação com o setor privado”, afirmou o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.
O secretário estadual dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, está na mesma sintonia do ministro: “Não é hora de desânimo. O Brasil precisa passar por ajustes, principalmente do ponto de vista macroeconômico, mas o ambiente é de crescimento no segmento metroferroviário. Em São Paulo há muitas situações concretas acontecendo. O monotrilho na Capital e o VLT na Baixada Santista são realidades e temos 30,1 quilômetros de projetos contratados para o metrô. É um esforço grande”.
O diretor Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, também aposta em uma maior aproximação com o setor privado. “Temos trabalhado em um marco regulatório para o segmento, com um diálogo mais amplo com os concessionários e operadores. Em 2014 o balanço foi positivo, mas podemos aumentar ainda mais o transporte de carga no País, com o auxílio das empresas”, explicou.
O presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPtrilhos), Joubert Fortes Flores Filho, destacou este cenário promissor apresentando números. “O ambiente é de oportunidades, tanto que haverá 80 reuniões individuais agendadas nas rodadas de negócios que faremos durante esta NT Expo. Temos 22 projetos metroferroviários em andamento no País e precisamos de mais. A média anual de crescimento no movimento de passageiros é de 10%, enquando a média de crescimento da malha é de 3%”, disse.
O presidente da UBM Brazil, organizadora da feira, Joris Van Wijk, destacou o papel da NT Expo neste processo: “O evento sempre foi um ferramenta para impulsionar o transporte ferroviário de carga e de passageiros. Temos muita confiança no crescimento do setor e nos investimentos necessários que vêm por aí. A NT proporciona justamente isso: o encontro de empresas e fornecedores em um ambiente de negócios”.
Entidades dão voto de confiança para o Governo Federal
As entidades representativas do segmento metroferroviário depositam confiança na próxima gestão da presidente Dilma Rousseff, reeleita recentemente. “Acreditamos nos projetos do Governo Federal para o crescimento do setor metroferroviário, principalmente naqueles voltados para a renovação da frota”, frisou o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate, durante a cerimônia de abertura da NT Expo - 17ª Negócios nos Trilhos.
José Antonio Fernandes Martins, presidente do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre), falou em união. “Nós estamos saindo de um ano eleitoral, no qual o país ficou dividido. Os empresários estão sem confiança no governo e isso impactou na projeção do PIB. A presidente garantiu que ampliará o diálogo com os empresários para acelerar o crescimento. Este é o caminho. Precisamos de união e diminuir os conflitos. A NT é uma prova do que nós, iniciativa privada, podemos oferecer ao País”, afirmou.
O presidente executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Gustavo Bambini, também demonstrou otimismo. “Estamos em um momento em que aquele sonho de se construir um futuro melhor para o desenvolvimento das ferrovias está se tornando realidade”, disse. O representante da Associação Latinoamericana de Ferrovias (ALAF), Jean Pejo, acredita que o momento permite até pensar em uma integração continental: “Queremos a união e interligação entre os países do Cone Sul e a NT Expo é o ambiente propício para fomentar esta discussão”, disse.
Feira começa com homenagens a Gerson Toller
Falecido recentemente, o jornalista e responsável pela criação da NT Expo, Gerson Toller Gomes, foi homenageado durante a cerimônia de abertura da feira. “Minha relação com as ferrovias começou com o Gerson. Ele acreditava nas ferrovias e lutava por isso”, disse sua esposa Regina Perez, que o auxiliava na edição da tradicional Revista Ferroviária.
O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, relembrou também da luta de Gerson pelo crescimento do setor: “Ele era a representação de uma pessoa que exalava fé e confiança nas ferrovias do Brasil. Sinto saudades das nossas conversas e que o exemplo dele permaneça guiando nossos caminhos”.