Sexta, 29 Março 2024

Uma avaliação feita pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) mostra que, em médio prazo, a utilização do Portal Único de Comércio Exterior irá reduzir em R$ 50 bilhões os custos das empresas do setor. Lançado em maio deste ano, a ferramenta tem por objetivo facilitar importações e exportações, com processos mais eficientes e integrados. O portal irá integrar diversos órgãos ligados ao Comércio Exterior, visando reduzir prazos e custos, dar maior transparência e simplificação às ações.

Ricardo Estevam, sócio da GETT, empresa de tecnologia com foco no setor, acredita que soluções simplificadas, sejam elas governamentais ou de empresas particulares, são grandes aliados das companhias que importam ou exportam produtos. “A tecnologia, sem dúvida, é o melhor caminho para a melhoria dos processos das empresas. Um ERP específico, que atenda às particularidades do Comércio Exterior, por exemplo, é fundamental para garantir agilidade e precisão nas informações. É muito importante que o Governo Federal busque simplificar os trabalhos, mas começar pela própria empresa pode ser a forma mais fácil e rápida de reduzir custos e melhorar a receita”, aponta.

No último mês, o MDIC também lançou o portal Brasil Export–Guia de Comércio Exterior e Investimento que unifica as informações sobre o setor. A partir dele, espera-se consolidar os dados relacionados à busca de novos parceiros comerciais e de diversificação da pauta de exportação, além da captação de investimentos estrangeiros para o Brasil. Sobre o Portal Único de Comércio Exterior Através do Portal, o Governo Federal pretende reformular toada a sua atuação sobre as operações do Comércio Exterior brasileiro.

Entre as etapas que fazem parte do projeto está o Portal Siscomex, que foi o primeiro passo para a implantação das mudanças. Ele é responsável pela interação entre o governo e os operadores o setor apresentará mudanças e melhorias ao longo do tempo. Sistemas de gestão, como o SMARTER, criado pela GETT, podem ser integrados a ele, facilitando o acesso e recuperação de dados.

Todos os setores que compões o Siscomex, bem como os sistemas governamentais destinados à obtenção de autorizações, certificações e licenças para exportar ou importar estão presentes no Portal. Por meio dele é possível ter acesso simplificado às normas que regem as importações e exportações brasileiras, organizadas por órgão responsável pela edição ou administração da norma em questão.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome