De acordo com o boato, que aponta que a revista Veja falou sobre o assunto, o objetivo da bolsa seria “dar às mulheres a possibilidade de ter uma vida mais digna e dar mais qualidade ao atendimento, já que a mulher teria possibilidade de frequentar academias e fazer tratamentos estéticos”.
A primeira vez que o texto circulou foi em maio de 2013. Na ocasião, a senadora capixaba Ana Rita (PT-ES) disse que iria tomar as devidas providências junto à Procuradoria-Geral do Senado, à Polícia do Senado e à Polícia Federal. No entanto, não há informações se as investigações foram adiante.
Mesmo a "notícia" sendo totalmente descabida e o blog ser exclusivamente preenchido com textos ácidos, atacando partidos políticos, muitos internautas compartilharam nas redes sociais, sem conferir a veracidade, causando revolta dos indignados – que também não procuraram se informar, com a suposta ajuda às garotas de programa.
Confira o texto na íntegra.
"Uma proposta polêmica, de autoria da senadora Maria Rita, do Partido dos Trabalhadores, foi aprovada na tarde de hoje por maioria de votos. Trata-se do pagamento de uma bolsa mensal no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) para garotas de programa em todo país.
“O objetivo da bolsa é dar a essas mulheres a possibilidade de terem uma vida mais digna, pois o dinheiro deve ser prioritariamente utilizado com prevenção de doenças”, explicou a senadora.
Segundo ela, o projeto tem interesse público, pois também tem o objetivo de “disponibilizar pra clientela um serviço de melhor qualidade, já que as meninas poderão se cuidar melhor, pagar tratamentos estéticos, frequentar academias etc.”
O projeto de lei vai ser submetido à sanção da presidente Dilma e deve entrar em vigor até o início da copa de 2014."
Com informações do Observatório de Imprensa, do jornal O Estado de Minas e do site Boatos.org.