Quarta, 20 Agosto 2025
O grupo espanhol Telefônica Vivo, de extensa atuação em todo o Brasil, foi multado em R$ 410 mil pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Guarujá, no litoral paulista. A razão foi a prestação de serviços deficitários e ineficientes, especialmente aqueles relacionados à telefonia fixa.

A companhia tem prazo de 15 dias para recorrer a partir do recebimento do documento do Procon. O órgão de defesa do consumidor também afirmou que vai propor um compromisso para a empresa diminuir o número de reclamações.

Segundo Alexandre Cardoso, diretor do Procon Guarujá e coordenador regional da Baixada Santista, a Vivo peca em oferecer serviços básicos ao consumidor, como demora em realizar reparos e dificuldade em atender pedidos de transferência de linhas. Problemas na contratação de combos e pacotes também foram apontados como razão para a penalidade. "Tem consumidor que pediu um serviço de instalação de internet há mais de quatro meses, e a empresa ainda não o fez".

De acordo com o Procon, o valor de R$ 410 mil da multa foi calculado com base no descumprimento dos artigos 18 e 22 do Código de Defesa do Consumidor. O primeiro diz que um fornecedor deve responder por "vícios de qualidade" de seu serviço. Já o segundo estabelece que empresas são obrigadas a "fornecer serviços adequados, eficientes, seguros."

As informações são do portal UOL.

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