Quarta, 20 Agosto 2025
publicado originalmente no site A Tribuna Online, de Santos

A partir de hoje, a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) tem um novo comandante: o capitão-de-mar-e-guerra, Ricardo Fernandes Gomes, de 45 anos e natural do Rio de Janeiro. O oficial tomou posse nesta manhã no cais da Marinha, entre os armazéns 27 e 29 do Porto de Santos. A cerimônia reuniu empresários e autoridades do setor.

Ricardo substituirá Marcelo Ribeiro de Souza, que ficou no cargo por um ano e meio. Agora, seguirá para Washington, nos Estados Unidos, onde atuará na Junta Interamericana de Defesa (JID) - um fórum formado por 27 países. Ele ficará no local por dois anos, de agosto de 2015 até agosto de 2017. O propósito da Junta é estudar assuntos relativos à segurança e à defesa, bem como assessorar a Organização dos Estados Americanos. Antes de seguir viagem, Sousa ainda fará alguns cursos. O objetivo é se tornar almirante.

Considerado experiente, o novo capitão tem em seu currículo o comando de uma fragata no Líbano, em missão de paz.

"Pretendo continuar o trabalho que já é desenvolvido pela capitania, com o apoio das outras entidades. A capitania tem se esforçado muito em ampliar suas ações para incrementar a segurança tanto para navegação dentro do Porto, como na área de esporte e recreio, na fiscalização junto às embarcações de lazer. Temos um desafio grande pela frente, pela grandeza do estado e também do Porto. Temos muito trabalho, mas estou confiante", afirmou Gomes, que ingressou no colégio naval em 1984.

"Minha vida sempre foi baseada em navios. Servi na esquadra, principalmente, nas da classe Niterói. Pude exercer todas as funções dentro de um navio. Meu último cargo foi na fragata União, primeira a ser enviada para missão de paz no Líbano", completou o comandante, logo após assumir a função.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!