Quarta, 13 Agosto 2025
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), representação da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas, instituiu uma equipe que contará com 22 médicos cubanos para assessorar, monitorar e avaliar o Programa Mais Médicos do Ministério da Saúde.

O ponto mais polêmico envolvendo o programa é justamente a entrada de mais de 2 mil médicos cubanos no Brasil até o fim do ano. Os primeiros 400 já chegaram.

Os profissionais que participarão do programa começaram a chegar ao país em 23 de agosto. Para eles, não será exigida a revalidação do diploma de medicina por meio do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida). Desde o dia 26, os médicos participam de um treinamento que inclui aulas sobre o funcionamento do sistema de saúde pública no Brasil e avaliações do nível de conhecimento de língua portuguesa dos profissionais.

A equipe da OPAS/OMS inclui especialistas em medicina familiar, medicina geral, administração de saúde, coordenação de sistemas públicos e com experiência em trabalho internacional. A sua prioridade é apoiar tecnicamente e ajudar na coordenação do Programa Mais Médicos.

Os assessores trabalharão com a equipe de gestão do Programa Mais Médicos da OPAS/OMS, autoridades federais, estaduais e municipais. Todo semestre eles elaborarão um plano de ação e um informe de gestão e a cada mês realizarão um monitoramento técnico, contribuindo diretamente para a consolidação e divulgação dos resultados do programa.

As informações são da ONU e da Agência Câmara.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!