Nesta quarta-feira (25), às 16h, o governador Eduardo Campos assina, na sede provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções, o edital de licitação para a dragagem do Rio Capibaribe.
Após a assinatura, o edital de licitação será publicado no Diário Oficial do Estado e nos jornais de grande circulação da quinta-feira (26).
A obra prevê a drenagem de 17 quilômetros do rio, trecho que localizado próximo à BR-101, passando pelos bairros de Casa Forte, Torre, Derby, área central do Recife e Tacaruna. O objetivo da drenagem é tornar o Rio Capibaribe navegável.
A proposta de tornar o rio trafegável faz parte do programa Rios da Gente, orçado em R$ 289 milhões. A ideia é proporcionar a navegabilidade de 13,9 km do Rio Capibaribe, utilizando embarcações adequadas ao transporte de massa.
Serão duas rotas, sendo a Rota Oeste, com 11 km de extensão, que vai da BR-101 ao centro do Recife e a Rota Norte, com 2,9 km de extensão, que tem origem no centro do Recife e segue até o município de Olinda, nas proximidades do Tacaruna.
Fonte: NE10