A Azul linhas Aéreas e a Trip Linhas Aéreas anunciam hoje uma fusão em que a Azul deverá deter 67% do capital da empresa resultante dessa transação. A Trip portanto, deve ficar com os 33% restantes. A informação é de fontes do setor que acompanham as negociações.
O presidente da Trip, José Mário Caprioli, poderá sair do comando da companhia. Segundo as fontes, os fundos de investimento que são acionistas da Azul é que devem bancar a negociação.
Entre esses fundos estão o Texas Pacific Group (TPG) e o Gávea Investimentos, do ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga. A Trip não confirma a negociação. Atualmente, 20% do capital da companhia pertence à americana Skywest. A Azul foi procurada, mas não retornou.
As duas empresas devem conceder uma entrevista coletiva na tarde de hoje para detalhar o negócio, que foi costurado recentemente. A negociação, que pegou o mercado de surpresa, será comunicada internamente nas companhias na manhã de hoje.
Azul e Trip têm uma frota parecida, com jatos da Embraer das famílias 190 e 195, além dos turboélices ATR. A operação combinada das duas companhias indica que elas respondem por quase 15% da demanda doméstica.
A Trip negociava 31% de seu capital para a TAM Linhas Aéreas, mas a maior companhia aérea do país desistiu do negócio. A informação foi dada em novembro ao Valor, pelos irmãos Maria Claudia e Maurício Amaro, presidente do conselho de administração da TAM e membro dessa mesma instância, respectivamente.
"O negócio faz todo o sentido. Há pouca sobreposição de voos entre as duas companhias", afirma uma fonte do setor aéreo que acompanha as negociações entre a Azul e a Trip.
O último dado financeiro das duas empresas é de 2010, pelo anuário estatístico da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Por esse levantamento, a Azul teve receita líquida de R$ 868,8 milhões e a Trip, de R$ 718,8 milhões. A capacidade de pagamento de dívidas no curto prazo (índice de liquidez imediata, quanto menor o número maior a dificuldade) da Azul era de 0,20 em 2010, a metade dos 0,41 da Trip. O índice de liquidez geral, potencial de honrar débitos de curto e longo prazos, era de 0,30 na Azul e de 0,38 na Trip.
A relação empregado por aeronave, que indica a eficiência operacional, mostra que a Azul tinha 112,8 empregados por avião. Na Trip, essa relação era de 57,1.
Fonte: Valor Econômico