Sábado, 20 Abril 2024

Não se trata de Paris, New York, Roma, São Paulo ou Campinas, trata-se de Santos cidade natal de meu Tio Zé Macaco “o maior corintiano da cidade!”, grande amigo do Galo Cego. Registrado como José Maria Gurgel do Amaral, se o procurássemos com esse pomposo nome na Rua XV de Novembro ou em qualquer área de corretagem do café, ninguém saberia dizer ao certo quem era, mas bastava perguntar onde está o Zé Macaco e todo mundo apontava.

 

Conheci pequeno, outros importantes santistas como o Galo Cego, que tinha como amigos e grandes companheiros como o Palmeira Triste, o Caipira, O Marreco (um dos mais famosos corretores de café do Brasil) todos carregando nas mãos as tradicionais latinhas redondas que continham as amostras dos preciosos grãos de café, e colegas de meu tio.

 

Nunca vi tanto acerto em tantos apelidos, que em tese, extraíam a personagem de cada um. Nossa Santos, do grande símbolo nacional, ou melhor, mundial Pelé, comparado aos maiores ícones da humanidade, jogava ali na querida Vila Belmiro o futebol arte, hoje copiado pelo jovem Robinho.

 

Nossa Santos do mais importante Porto exportador do Cone Sul vive hoje momentos dramáticos de não poder deixar de atender a uma gigante demanda exportadora do Brasil, neste momento precisa repensar seu futuro e sua real vocação. Está perdida, não podemos lhe apelidar de nada que lembre “carinho”.

  

Estamos querendo e precisando ajudar o País a ser mais competitivo, e neste quesito nossa Santos muito tem feito nestes últimos 100 anos e tentá-lo nesta hora não decepcionar.

 

Mais uma vez estamos buscando,com as mais modernas tecnologias viabilizar o Porto do futuro, para que ele de vazão a 150 milhões de toneladas ano.

 

Sim, estamos em guerra constante contra o relógio exportador, não podemos mais esperar, precisamos unir todos os esforços e criarmos mecanismos para melhorar a nossa principal porta de saída, sim precisamos unir o governo federal, estadual e municipal para a principal tarefa, ordenar e otimizar o Porto.

 

Podemos através de novas políticas e parcerias provocar a inteligência dos empresários e agentes públicos para, em 5 anos, realizar aquilo que deveria ter sido construído nas últimas três décadas. Podemos facilmente transformar parte do Porto em grande pólo turístico, a exemplo de Puerto Madeiro em Buenos Aires, o novo Complexo Vasco da Gama de Lisboa, a área portuária de New York e outras, melhorando em muito a vida dos santistas e de toda população da baixada, e reviver a grande época de nosso Galo Cego e dos renomados corretores de café.

* O Engenheiro Marcos N. Gurgel do Amaral é presidente da Bento Maior Consultoria.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome