Quinta, 18 Abril 2024

Recife estava predestinada a tornar-se uma cidade portuária devido a sua constituição natural. Seu nome foi inspirado na muralha natural de pedras de coral e arenito, "arrecifes" que protege todo o litoral do município contra a força das ondas. Esta muralha, talhada com certa regularidade, forma um porto natural que foi usado desde o início da colonização portuguesa para exportação do açúcar, fabricado nos engenhos.

A atividade comercial no porto deu origem ao bairro do Recife e, conseqüentemente, a expansão da povoação. O porto do Recife é considerado, hoje, um dos melhores da América.

As primeiras iniciativas para a realização de melhoramentos no antigo ancoradouro da cidade surgiram em 1815. Embora muitos projetos tenham sido elaborados, ao longo do século XIX, apenas em 1º de julho de 1909, é que a empresa Societé de Construction du Port de Pernambuco foi autorizada a construir as novas instalações, compreendendo, 2.125m de cais e três armazéns.

Em 12 de setembro de 1918, o porto entrou em operação comercial. Em 10 de dezembro de 1920, ficou definida a transferência da concessão do porto para o governo estadual, que deu prosseguimento às obras da sua implantação, concluindo mais cinco armazéns, um galpão e começando o prolongamento do cais. Essa concessão foi revista e aprovada pelo Decreto nº 1.995, de 1º de outubro de 1937, e encampada, posteriormente, pelo Decreto nº 82.278, de 18 de setembro de 1978, pela Empresa de Portos do Brasil S.A (Portobrás), extinta em 1990, passando o Porto do Recife à administração da União até maio de 2001.

A partir de 1º de junho de 2001, através do Convênio de Delegação nº 02/2001, firmado entre o Governo do Estado de Pernambuco e a União Federal passa a administração e exploração do Porto Organizado do Recife a ser realizada pelo Estado de Pernambuco por intermédio da empresa Porto do Recife S/A.

Fonte : Porto de Recife - http://www.portodorecife.pe.gov.br/histporto.html
Recife - http://www.coltzoando.hpg.ig.com.br/recife.htm

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome