A partir da 0 hora desta quinta-feira (1º/9), todo o sistema operacional do Porto de Vitória será realizado por uma janela eletrônica única com a entrada em vigor do Programa Porto Sem Papel (PSP). O porto capixaba é o terceiro do país - após Santos (SP) e Rio de Janeiro - a implantar o novo sistema que desburocratiza as atividades portuárias e diminui o tempo de estadia das embarcações nos portos. Sua efetivação em todo o país pela Secretaria de Portos (SEP) vai aumentar a competitividade do Brasil no mercado internacional.
Nesta quinta-feira (1º), às 10h, no auditório da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), o representante da SEP, Luiz Cláudio Montenegro, vai explicar aos usuários do porto o funcionamento do Portal de Informações Portuárias (PIP), que agora controlará a estadia de navios e dados relativos à Solicitação de Atração (SDA) e o Manifesto de Cargas. A palestra estará aberta à imprensa para entrevistas.
Por meio da janela eletrônica única, o PIP, os dados são repassados simultaneamente aos seis órgãos envolvidos no processo burocrático nas zonas aduaneiras portuárias: Receita Federal, Polícia Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Ministério de Agricultura e Abastecimento, Marinha e Autoridade Portuária, além dos usuários do porto – em especial aqueles que utilizam do SGP (Sistema de Gestão Portuária) ou algum de seus módulos. Segundo a SEP, o PSP será implantado nos 34 portos públicos do país, e numa segunda etapa será estendido aos terminais privados.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Codesa