Com o desembarque de mais 1,7 mil veículos do modelo Agile, ocorrido hoje, segunda-feira, o Pátio Automotivo do Porto do Rio Grande ficou lotado, apesar de no mesmo dia terem saído cerca de 400 carros. Encontram-se armazenados no local 5.322 automóveis, dos quais 3.564 são do modelo Agile, produzido na fábrica da General Motors na Argentina.
Conforme Angelo Christ, gerente da operação de veículos no porto rio-grandino, essa condição do pátio automotivo está relacionada à problemática comercial entre o Brasil e a Argentina para liberação de importações. O acordo comercial entre os governos dos dois países, feito em junho para resolver o impasse, ainda não está conseguindo evitar todas as restrições nas importações.
Angelo diz que o processo de liberação das Licenças de Importação dos automóveis já melhorou, mas ainda é lento. Os primeiros carros a chegarem após ter ocorrido o impasse comercial entre Brasil e Argentina, eram liberados pelo Departamento de Operações de Comércio Exterior (Decex) 20 dias depois da solicitação. Agora a liberação se dá em menos tempo. No entanto, antes das restrições relativas ao impasse, era automática.
No próximo dia 29, chegam ao Porto do Rio Grande 93 automóveis Omega, que vêm da Austrália.
Fonte: Jornal Agora (RS)