Quarta, 15 Janeiro 2025

escrito por Leandro Callegari Coelho, em www.logisticadescomplicada.com

O processo logístico hoje deve ser visto de maneira integrada, pois somente assim ele atingirá os objetivos de atender bem o cliente com um custo satisfatório. Integrar todas as atividades internas, externas e promover o entendimento com fornecedores e clientes é missão do gestor logístico atual.

Este conceito não é novo, e um dos precurssores desta ideia foi Donald Bowersox, autor de alguns dos melhores livros de nossa área. Bowersox pregou que a missão de logística, de maneira sucinta, deve buscar o balanceamento das expectativas em relação ao serviço e dos custos, de tal maneira que os objetivos do negócio sejam alcançados. Autor de diversos livros e inúmeros artigos, Bowersox faleceu no início de julho. Foi ele que escreveu pela primeira vez que o papel da logística é oferecer os produtos certos no local apropriado, no momento desejado pelos clientes.

Seu legado, no entanto, continuará a ser estudado e aplicado nas empresas e escolas de logística por todo o mundo.

Com suas ideias inovadoras, há 15 anos ele já dizia que a chave para alcançar a excelência logística é dominar a arte de combinar as competências da empresa com expectativas e necessidades dos clientes; ainda que através desse compromisso é que se formularia uma estratégia logística.

Bowersox atuou não apenas na formulação de estratégias, mas também na criação de métricas para avaliação do desempenho operacional. Ele dizia que existem três objetivos principais no desenvolvimento e implementação de sistemas de medição de desempenho logístico: monitorar, controlar e direcionar as operações logísticas. Com estas ideais em mãos é que hoje formulamos os indicadores de desempenho utilizados na prática.

Os livros de Donald Bowersox são utilizados em muitos cursos de logística, em todos os níveis universitários.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!