Quarta, 15 Janeiro 2025

Poucos países no mundo são tão intrigantes quanto o Azerbaijão. Uma terra de contrastes coberta quase que totalmente por desertos de pedra e areia, o país possui uma geologia única com depósitos de gás natural que ao longo dos séculos criaram fissuras onde o fogo surge espontaneamente. Essa magia encantou persas, indianos e os povos do Cáucaso, que cruzavam meio mundo para chegar à "Terra do Fogo" e fazer oferendas aos deuses do Zoroastrismo, Animismo e Hinduísmo.

A geografia foi generosa com este pequeno país, que também possui grandes reservas de petróleo às margens do Mar Cáspio, de onde um dos melhores caviares do mundo é extraído. Povos antigos deixaram suas marcas em pinturas rupestres, templos e petróglifos. Incríveis vulcões de lama são também parte da paisagem do país, que graças à sua localização ao sul do Cáucaso conta ainda com picos nevados, rios e geleiras.

A história do Azerbaijão é turbulenta - invasões turcas, árabes, persas, mongóis, bolcheviques, russas e otomanas garantiram uma fusão cultural única. Os azeris falam uma língua similar ao turco, possuem características físicas e religião similar aos iranianos, mas adotam a cultura, modo de vida e liberalidade dos russos.

O país foi parte da antiga União Soviética e alguns traumas dos anos de socialismocontinuam presentes. O país é controlado por um governo semiditatorial, onde as liberdades de expressão e manifestação são extremamente limitadas. O turista praticamente não sente essas limitações, mas jovens azeris admitem em conversas privadas que anseiam por mais liberdades. Além disso, o Azerbaijão perdeu cerca de 15% do território que possuía durante os anos soviéticos em uma guerra com a vizinha Armênia que ainda acirra os ânimos.

Tudo isto, aliado a uma das capitais mais lindas do mundo, Baku, que em alguns pontos chega a lembrar Paris, a hospitalidade quase compulsiva dos azeris e uma cozinha local de deleitar até gourmands experientes, tornam o país um dos destinos mais fascinantes do planeta - e o melhor de tudo, se você vier agora, terá a chance de conhecer o Azerbaijão antes da chegada dos milhões de turistas, que certamente aportarão por aqui nos próximos anos.

Fonte: Terra Turismo

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!