A presidente Dilma Roussef assinou na tarde da última sexta feira (08/07) a autorização para a mudança de local para as instalações da Zona de Processamento de Exportação, a ZPE, a única no Estado de São Paulo.
Essa é a bandeira de largada para os fernandopolenses comemorarem uma das maiores conquistas dos últimos tempos.
O pedido para a mudança de área aguardava o tramite pela Casa Civil sob o comando do até então ministro Palocci, para seguir para a sanção da presidente Dilma, porém problemas políticos destituíram Palocci o que atrasou a chegada do pedido de transferência de local da ZPE,para a presidente Dilma. A recomendação foi feita pelo Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE).
A nova área da ZPE possui 156,8 hectares e está localizada entre as rodovias Euclides da Cunha e Carlos Gandolfi, com frente para a Rodovia Euclides da Cunha e fundos para a Ferrovia America Latina Logística.
Entre as vantagens da nova área - que é 37 hectares maior que a anterior - está a localização em terreno plano, com maior aproveitamento de área útil, a 4km do perímetro urbano, facilitando ainda mais a logística.
A criação da ZPE Paulista foi decretada pelo presidente Lula em junho do ano passado, mas por dificuldades ambientais, foi necessária a mudança da área. A nova área foi apresentada pela Prefeitura de Fernandópolis no final do ano passado.
Fonte: Região Noroeste