Liberdade é uma faca de dois gumes. O lado bom é que abre imensas possibilidades de desenvolvimento, de modo que a alguém que entenda bem de linguagens de programação, API do Facebook e munido de disposição seja permitida a criação e divulgação de aplicativos realmente úteis e/ou encantadores.
Por outro lado, a quantidade de aplicativos que, além de ruins, “poluem” o Feed de notícias do Facebook é grande. Você deve se lembrar de alguns, como o calendário de amigos, a árvore de Natal de amigos e, as novas modas, Bingo Card, que cria uma cartela de bingo (!) dos seus amigos, ¿A que famosos se parecen tus amigos?, que, em tese, descobre seus amigos que se parecem com gente famosa, e Friend Matrix, que cria um mosaico dos seus amigos. Criatividade pode ser uma dádiva, ou como esses exemplos mostram, uma pedra no sapato.
Além de (tentar) conscientizar seus amigos que ainda se deixam levar por essas besteiras irritantes, há mais a ser feito: denunciar o aplicativo por spam e bloqueá-lo. Afinal, como dito ele polui o Feed de notícias e, embora deixe claro na “instalação” que requer poderes para publicar no mural, não avisa quando o fará — o que faz com que muita gente publique “fotos” irritantes sem sequer se dar conta disso.
Como denunciar um aplicativo do Facebook?
Na página onde você é apresentado aos privilégios que o aplicativo requer para ser “instalado”, existe um link chamado “Denunciar aplicativo”. Fica nesse lugar:
Link para denunciar aplicativos no Facebook
Ao clicar nesse link, você é levado para um formulário de denúncia. Ele é bem simples e não tem campos de texto, ou seja, não é preciso escrever nada, apenas selecionar qual irregularidade o aplicativo em questão está cometendo.
O rol é formado pelos seguintes itens:
* Problema de privacidade
* Conteúdo impróprio ou pornográfico
* Problema com anúncios
* Spam
* Bullying/assédio
No nosso caso, o problema é o de spam, logo, basta marcar essa opção. Você notará que, antes e depois da lista, existem outras opções. No topo, ainda não traduzida, está uma checkbox que diz: “Forward this report to the developer of [aplicativo].”. Marcando-a, a denúncia vai para o dono do aplicativo; em casos onde o problema pareça ser acidental/não intencional, até vale a pena deixá-la marcada.
Abaixo, existe um campo para anexar uma screenshot (imagem) à denúncia, para indicar de modo visual o que está errado. No caso do Bing Card, por exemplo, pode-se anexar uma imagem do Feed de notícias infestado dessa praga.
Fonte: www.facebookfacil.com.br