O Aeroporto Internacional de Cabo Frio e o Porto do Forno, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos fluminense, realizam no dia 1º de julho (sexta-feira), uma operação conjunta que comprova a importância da integração intermodal na busca de eficiência logística.
Um Antonov 124, um dos maiores aviões cargueiros do mundo, da companhia russa Volga-Dnepr Airlines, aterrissa no aeroporto trazendo a bordo 27 toneladas de equipamentos que serão descarregados e levados por rodovia até o Porto do Forno. Do terminal portuário a carga será reembarcada em navio com destino a uma plataforma da Bacia de Campos.
Estrategicamente localizado, o Aeroporto de Cabo Frio se consolidou como uma importante base de importação para o segmento de petróleo, tendo recebido mais de 150 voos de grandes aviões cargueiros nos últimos dois anos, a serviço de empresas que operam na Bacia de Campos.
O Aeroporto de Cabo Frio.: Evolução - O Aeroporto Internacional de Cabo Frio registrou aumento de 1.600% no movimento de passageiros de 2007 a 2010, ano em que 90 mil pessoas passaram pelo seu terminal.
No segmento de cargas, a evolução também foi significativa. Se considerado o período 2005-2010, o aumento no volume foi de 177%. No Brasil, as operações de carga nos aeroportos cresceram 78% no mesmo período.
As cargas movimentadas entre 2005 e 2011 em Cabo Frio totalizaram 61 mil toneladas, no valor total de US$ 2 bilhões, gerando RS$ 226,5 milhões em recolhimento de ICMS (sem contar outros tributos).
Essas e outras estatísticas e informações estão disponíveis no novo site do Aeroporto de Cabo Frio, que único aeroporto público com gestão privada no país capacitado a operar voos de carga e de passageiros.
Perfil- O Aeroporto Internacional de Cabo Frio foi privatizado em 2001, em regime de concessão com prazo de 22 anos, e desde então é administrado pela Costa do Sol Operadora Aeroportuária SA. Tornou-se a partir daí uma importante base de importação para a indústria petrolífera de Campos, graças à sua localização privilegiada, a sua capacidade de receber aeronaves de grande porte e às suas extensas áreas de alfândega e armazenamento. É o único aeroporto público brasileiro administrado pela iniciativa privada capacitado a operar voos internacionais regulares de carga e de passageiros.
Companhias especializadas em carga, como Absa, Volga Dnepr e Kalitta Air, operam voos regulares e/ou charters para Cabo Frio. Todos os grandes aviões cargueiros em atividade no mundo, como o Antonov 124, o Ilyushin 76, o Boeing 747 “nose door” (Jumbo cargo), os Boeings 777 e 767, o MD-11, o DC-10 e o DC-8, têm pousado com segurança no Aeroporto de Cabo Frio.
No segmento de passageiros, TAM, Trip e Pantanal mantêm voos semanais regulares ligando Cabo Frio ao Rio de Janeiro, a São Paulo, a Belo Horizonte e a Juiz de Fora.
Além disso, companhias internacionais, como Pluna e Lan, oferecem voos sazonais para Cabo Frio. Na alta temporada 2010/2011, mais de 40 mil passageiros passaram pelo aeroporto .
Fonte: Portal Fator Brasil e Aeroporto de Cabo Frio