Myrian Rios, nascida em Belo Horizonte, mais velha de quatro irmãos, mudou com a família para São Paulo aos cinco anos de idade. Começou sua carreira de atriz há 35 anos, num concurso para novos talentos da Rede Globo. Sua primeira novela foi “O Feijão e o Sonho”, exibida em junho de 1976, quando foi morar no Rio de Janeiro. A partir daí, atuou em mais de 20 novelas como atriz e também como apresentadora nos programas Globo de Ouro, Fantástico e Vídeo Show.
Produziu e atuou nos musicais infantis “O Sonho de Alice” e “A Bela Adormecida”. No teatro adulto, atuou em “A longa Noite de Cristal” e “O Camarim”, espetáculo do qual teve participação também como produtora. No cinema participou das produções de “O Mudo“, “A Filha dos Trapalhões“ e “Banana Split”.
No período de 1989 a 1995, morou em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde trabalhou como correspondente internacional de cinema para a extinta Rede Manchete.
Na década de 90, entrou para o movimento Católico da Renovação Carismática, do qual faz parte até hoje.
Em 94, de passagem pelo Brasil, protagonizou a minissérie católica Irmã Catarina, para a TV Século XXI. Em 1998, atuou na novela Era Uma Vez, na Minissérie Aquarela do Brasil e, em 2001, na novela O Clone.
Mesmo com o corre-corre de sua vida agitada e cheia de compromissos, Myrian sempre encontrou tempo para socorrer os mais necessitados.
Desde antes de se tornar atriz e ficar famosa, essa mineira de alma carioca, já participava de campanhas e ações sociais, uma tradição pessoal que atualmente é uma de suas prioridades como Deputada Estadual. Recolhia roupas, mantimentos e doações com amigos e vizinhos e batalhava para oferecer condições mais dignas a muitas famílias carentes. O calor de seu coração solidário ajudou a aquecer o dia a dia de muitos necessitados e levou esperança a centenas de irmãos.
É madrinha das Obras Sociais da Fundação João Paulo II desde 2004.
Atualmente, está afastada dos programas que apresenta na TV e na Rádio da emissora católica Canção Nova, cumprindo a legislação eleitoral devido à sua candidatura a Deputada Estadual.
O livro Eu, Myrian Rios, sua autobiografia, que foi lançado e publicado pela Editora Canção Nova, em 2003, aborda sua carreira, família, fé, filhos e seu relacionamento de mais de 10 anos com o cantor Roberto Carlos.
Missionária Católica, Mãe, Filha, Irmã, Amiga, Atriz, uma mulher de FÉ.
“Agora, aceitei e abracei essa nova missão – ser eleita Deputada Estadual ( PDT) pelo Estado do Rio de Janeiro. Acredito que, com a ajuda de Deus e a sua, podemos, juntos, trabalhar com dedicação e honestidade para o desenvolvimento do nosso Estado em benefício de todos”.
Fonte: www.myrianrios.com.br