De acordo com informações do FNDE, as bicicletas serão de propriedade das prefeituras ou dos governos estaduais. Os estudantes terão posse enquanto estiverem matriculados. No Tocantins, cerca de 51 mil crianças e adolescentes da rede municipal e estadual de ensino podem ser beneficiados.
Para a secretária da Educação e Cultura do Tocantins, Suzana Salazar, a entrega das bicicletas para aqueles que estão frequentando a escola será mais uma inovação nas atividades e programas que visam aumentar a frequência escolar. “O sucesso do aluno depende de vários fatores, dentre eles o acesso à escola, que pode ser um fator contributivo ou impeditivo. Esta ação vem facilitar e garantir o acesso e, consequentemente, diminuir ou minimizar a infrequencia escolar. O Tocantins já entende essa necessidade e já estava se organizando com planejamento para subsidiar o acesso dos nossos alunos à escola”, explicou a secretária.
A notícia já é motivo de festa nas escolas da zona rural. Para a diretora da Escola Estadual Beira Rio, localizada em Luzimangues – distrito da zona rural de Porto Nacional, Euzilene Lucena Maciel Pires, a notícia sobre a entrega de bicicletas aos estudantes deve ser comemorada por todos que querem mais crianças e adolescentes frequentando a escola. “É uma felicidade para nós da escola e com certeza para os estudantes e os pais. Não há como não comemorar uma iniciativa como essa. Existem crianças que percorrem três, quatro quilômetros a pé para chegarem até o local por onde passa o ônibus. Alguns moram em fazendas e chácaras próximas da escola, mas chegam a circular até 86 quilômetros no ônibus escolar, por causa da necessidade de buscar os alunos que moram mais longe. A chegada dessas bicicletas vai ser uma coisa maravilhosa. Muitos vão poder vir direto para a escola e mesmo quem não puder, não vai precisar mais andar a pé até o local por onde o ônibus passa”, comemorou a diretora.
Transporte escolar
O Governo do Estado já entregou ônibus escolares para todos os municípios tocantinenses em duas etapas. Em setembro do ano passado, foram entregues 140 novos ônibus escolares e este ano estão sendo distribuídos outros 139 micro-ônibus. São veículos com capacidade para transporte de 34 estudantes, adaptados para pessoas com deficiências ou dificuldade de mobilidade. Todos os veículos escolares do Tocantins possuem velocímetro travado para que a velocidade não ultrapasse 70km/h, medida que reforça as ações de segurança das crianças e adolescentes transportados.
Garantir o transporte escolar seguro e com qualidade é uma prioridade do Governo do Tocantins. Em menos de um ano, o investimento no transporte escolar tocantinense já chega a R$ 47 milhões. Isto reforça o trabalho e compromisso da atual gestão com os tocantinenses.
Fonte: Secom/Blog Mucuri Verdade