O presidente da Câmara assina hoje na Coreia do Norte, onde ocorre a 2º Cúpula Parlamentar do G-20, um protocolo de intenções para a criação do Fórum Consultivo Permanente dos Parlamentos do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O objetivo do fórum é facilitar acordos e tratados internacionais e a troca de experiências para modernização e aperfeiçoamento do Legislativo dos quatro países.
"O protocolo vai estabelecer um calendário de reuniões entre os parlamentos dos Brics para que se possa antecipar a elaboração e a discussão de políticas e projetos voltadas para o crescimento e o desenvolvimento desses países. Queremos ter uma ação propositiva que seja capaz de dar melhores condições para que os estados atuem e estejam conectados com a discussão feita pelos parlamentos".
Marco Maia disse ainda que, por iniciativa brasileira, será realizada, ainda nesta semana, a primeira reunião de parlamentares dos Brics.
Oportunidades de parcerias
Marco Maia e outros quatro parlamentares brasileiros estão desde o último sábado na Coreia, onde, além das atividades da cúpula, se encontram com empresários e autoridades coreanas para discutir acordos de intercâmbio e oportunidades de parcerias comerciais.
Segundo Marco Maia, os coreanos estão atentos ao sucesso econômico do Brasil e às oportunidades de investimento na área de infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. O presidente da Câmara explicou que a nova realidade econômica brasileira e os dois eventos têm despertado o interesse também de outros países."Estamos dialogando aqui com representantes de parlamentos dos 20 principais países do mundo”.
Marco Maia ressaltou que a preocupação dos parlamentares brasileiros é estimular investimentos que não tenham caráter apenas especulativo, mas contribuam para a instalação de novas empresas e a geração de novos postos de trabalho. Ele citou como exemplo o pedido que apresentou a Assembleia Nacional Coreana para a abertura de mercado para produtos brasileiros, como a carne suína. O país asiático é um dos maiores compradores de carne de porco no mundo.
Entre os temas em debate na cúpula neste ano estão o crescimento sustentável e políticas internacionais para o equilíbrio cambial, segurança global e a luta contra o terrorismo.
Fonte: Agência Câmara de Notícias