Norsul e PPG aplicam tecnologia inédita de pintura sustentável em navio Babitonga Bay
Projeto utilizou o revestimento antiaderente PPG SIGMAGLIDE®, reduzindo emissões e consumo de combustível e reforçando o compromisso da navegação brasileira com tecnologias sustentáveis.
Navio Babitonga Bay, da Norsul, com a nova pintura eletrostática anti-incrustante
A Norsul, uma das maiores empresas de cabotagem do país, e a PPG, líder global em tintas e revestimentos, firmaram uma parceria para aplicar o PPG SIGMAGLIDE® 2390 — um revestimento antiaderente de alto desempenho — no estaleiro Gemak, na Turquia. O produto, livre de biocidas, é aplicado por meio de um método eletrostático e evita o acúmulo de organismos marinhos como cracas e mexilhões na parte submersa do casco.
O Babitonga Bay é a primeira embarcação comercial da América Latina a receber esse tipo de revestimento, que reduz emissões de gases de efeito estufa, consumo de combustível e impacto ambiental das operações marítimas. Construído em 2015, com capacidade para 39 mil toneladas, o navio foi adquirido em 2024 por R$ 125 milhões e reforça a capacidade operacional da companhia. Com isso, a Norsul se consolida como uma das maiores empresas brasileiras de navegação em número de embarcações próprias.
Bioincrustação: a fixação que desafia a eficiência
A bioincrustação é o acúmulo de organismos marinhos, como cracas, poliquetas e moluscos, nas partes submersas das embarcações. Esse processo começa assim que o navio entra em contato com a água e, se não for controlado, aumenta o atrito, eleva o consumo de combustível e acelera a corrosão do casco. De acordo com a Clean Shipping Coalition, as incrustações em cascos custam cerca de US$ 30 bilhões por ano aos operadores marítimos devido ao aumento no consumo de combustível.
“É por isso que o gerenciamento proativo do biofouling é essencial para manter o desempenho ideal das embarcações e proteger os ecossistemas marinhos. A adoção dessa tecnologia reflete nosso compromisso com a inovação, unindo eficiência, segurança e respeito ao meio ambiente”, afirma Aline Carvalho, diretora de Gente, Gestão e Frota da Norsul.
Tecnologia inédita na América Latina reduz consumo de combustível e pegada de carbono
O PPG SIGMAGLIDE® 2390 é um revestimento à base de silicone desenvolvido com a tecnologia HydroReset™, que cria uma superfície ultralisa e de baixo atrito, impedindo a fixação de organismos marinhos. Essa característica reduz o esforço do motor e o consumo de combustível, podendo diminuir em até 35% as emissões de CO₂ e em até 20% a potência necessária para navegação, segundo normas ISO 19030 e ITTC.
Na aplicação eletrostática, partículas de tinta eletricamente carregadas aderem com precisão à superfície do casco, formando uma camada ultralisa e durável. O processo reduz o desperdício de material e as emissões de compostos orgânicos voláteis (VOC), melhorando também as condições de trabalho dos aplicadores.
O desempenho do Babitonga Bay será monitorado por ferramentas digitais que acompanham o consumo de combustível e eficiência energética, garantindo precisão nos dados de performance e emissões. O revestimento também ajuda as embarcações a atender às metas globais da IMO e aos índices internacionais de eficiência EEXI, EEDI e CII, além de apoiar a Getting to Zero Coalition 2030.
Sustentabilidade ganha força na navegação nacional
Com mais de seis décadas de atuação, a Norsul vem incorporando práticas que unem competitividade, segurança e responsabilidade ambiental. O investimento no Babitonga Bay exemplifica a transformação das operações da empresa em um verdadeiro campo de testes para soluções sustentáveis na navegação brasileira.
A companhia acelera sua agenda de descarbonização e inovação por meio de investimentos em softwares de eficiência energética baseados em IoT, otimização de propulsores com Propeller Boss Cap Fins, uso de revestimentos anti-incrustantes, o Projeto Energia em Terra e a aplicação de inteligência artificial para otimização do consumo de combustível.
Desde 2020, a Norsul é signatária da Getting to Zero Coalition e opera um sistema online de monitoramento de emissões atmosféricas, integrando dados de sensores e indicadores de intensidade de carbono. A empresa também possui o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol.
“Seguiremos fortalecendo nossa atuação como referência nacional em transporte marítimo, combinando excelência técnica, eficiência operacional e uma visão clara de futuro”, conclui Aline Carvalho.
Sobre a Norsul
A Norsul, empresa brasileira de navegação e integração logística com sede no Rio de Janeiro, possui 61 anos de experiência em cabotagem. Em 2024, transportou 14,2 milhões de toneladas de granéis sólidos e líquidos, com receita de R$ 1,4 bilhão. A empresa possui 22 embarcações próprias e bases de apoio nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina.








