Terça, 20 Mai 2025

Shoppings de Fortaleza se preparam desde a semana passada para a segunda melhor data para o comércio, o Dia da Mães, dia 8 de maio. Para atrair os filhos presenteadores, cada shopping lançou promoções institucionais que trocam notas fiscais por prêmios, na maioria dos casos, produtos de beleza.

A superintendente do Shopping Benfica, Marcilene Pinheiro, destaca que as mulheres, especialmente as mães, são as principais clientes de shopping centers ao longo do ano. “Embora o consumo de homens nos shoppings esteja aumentando, ainda são as mães que mais compram, por isso o grande investimento na data”, diz.

No Benfica, a promoção “Cheirinho de mãe é tão bom” troca notas fiscais de R$ 100 por um kit contendo hidratante, esfoliante, sabonete líquido e colônia. No Iguatemi, cada R$ 400 em compras pode ser trocado por um kit exclusivo da L’Occitane, com sabonete líquido, xampu e condicionador. O Via Sul troca R$ 350 em notas por um colônia da Água de Cheiro. Já no Del Paseo, o brinde é uma bolsa, que pode ser trocada por R$ 200 em compras mais R$ 10.

Marcilene Pinheiro afirma que há uma “adesão imediata” nas promoções “comprou ganhou”. “As pessoas preferem ter um prêmio menor mas garantido a concorrer em uma promoção grande, sabendo que há uma chance em um milhão”, diz. A adesão à promoção do Dia da Mães superou em 15% a expectativa do Benfica.

No North Shopping, de Fortaleza e de Maracanaú, a promoção é por sorteio. O cliente deve entrar no site www.recebaoamor.com.br e criar uma frase para a mãe. A partir daí ele concorre a três TVs de led e dois iPads.
 
Promoções individuais
Além das promoções institucionais de shoppings, as lojas criam seus apelos individuais. Nos corredores de shoppings são visíveis vários anúncios ofertando descontos de 30%, 40%, 50% até o dia 8 de maio.
 
Regina Almeida, gerente da loja Tentacción, lembra que este ano um “efeito calendário” deixou o Dia das Mães próximo a de outras datas móveis, como Carnaval e Semana Santa. “O Carnaval e a Semana Santa, que terminou agorinha, geram muitos gastos e as pessoas não querem ficar endividadas. As promoções e os mimos é que vão fazer diferença”, afirma. No estabelecimento de Regina Almeida, as mães recebem uma rosa ao fim por cada compra realizada.
 
Expectativa de vendas
Dia das Mães é a segunda data com maior investimento e retorno para comércio varejista, atrás apenas do Natal. Para 2011, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) espera um incremento entre 9% e 10% nas vendas em relação ao ano passado. A aposta da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping do Ceará é um crescimento de 13%.

Fonte: O Povo

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