Quarta, 15 Janeiro 2025

O prefeito Fábio Branco, acompanhado do secretário municipal para Assuntos Extraordinários, Gilberto Pinho, recebeu no início da tarde desta quinta-feira, 09, o relatório do andamento das atividades do Fórum Regional do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (PROMINP). Os dados foram apresentados pelo coordenador do Fórum Regional, Alexandre Garcia, pelo secretário executivo João Bach, ambos da Petrobrás, e pelo engenheiro Roberto Dieckmann, do setor de Caracterização da Demanda do Fórum.

Na oportunidade foi falado de como estão trabalhando os coordenadores e representantes dos sete grupos de ação envolvidos no desenvolvimento do programa. Segundo Alexandre Garcia, esses setores têm a missão de realizar um diagnóstico da demanda do pólo naval e seus impactos sócios-econômicos no Município. Comentou que a previsão é de que os trabalhos estejam concluídos até novembro deste ano. O prefeito Fábio Branco elogiou o andamento das atividades e destacou a necessidade de se qualificar a mão-de-obra da cidade para receber os novos investimentos.

Durante sua passagem por Rio Grande, os representantes do PROMINP ainda participaram de uma plenária na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), na tarde de quarta-feira, 08, com os cerca de 70 membros dos grupos do Fórum Regional, e de uma reunião, nesta quinta, com os diretores dos grupos de ação do Fórum realizada no Centro de Indústrias do Rio Grande (CIRG). De acordo com João Bach, além de conhecer a realidade do andamento dos projetos de ação, estes encontros tiveram como objetivo corrigir eventuais atrasos no cronograma do Fórum.

Ainda durante o encontro desta quinta-feira, o prefeito apresentou um esboço dos atuais e futuros investimentos previstos para o Município com a consolidação do pólo naval. Ressaltou que a economia do Rio Grande é impulsionada principalmente pela área portuária.

Além dos empregos gerados pela instalação de indústrias, a movimentação serve para aquecer outros setores, como o de alimentação e o de bens e serviços. O volume de negócios previsto chamou a atenção dos representantes do PROMINP, que se colocaram à disposição do chefe do Executivo no que for necessário para alavancar o desenvolvimento da cidade.

O 1° Fórum do Prominp no Rio Grande do Sul foi instalado justamente em Rio Grande, em função das grandes demandas geradas pelo pólo naval. O Fórum tem a missão de preparar as empresas para o desafio do crescimento.

Desde que foi implantado o grupo já prospectou cerca de 40 projetos para serem apreciados. O 2° Fórum do PROMINP do Estado foi lançado na semana passada em Porto Alegre. Os fóruns são realizados para atender a demandas regionais não-mapeadas na carteira de investimentos do setor de petróleo e gás, incentivar o fornecimento de bens e serviços pela indústria local e ainda inserir micro e pequenas empresas regionais na cadeia do setor.

Fonte: Prefeitura do Rio Grande (RS)

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!