O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, esteve no município de São João da Barra nesta quinta-feira (7/4) para visitar as obras do Porto do Açu, o maior investimento em infraestrutura portuária das Américas. Esteve acompanhado da prefeita, Carla Machado, do presidente da Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro (Fiperj), Marco Botelho, e do coordenador de relações institucionais da secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Henrique Guitton.
Empreendimento do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, o Porto do Açu é um terminal portuário privativo que contará com até 30 berços de movimentação de produtos siderúrgicos, petróleo, carvão, granito, minério de ferro, granéis líquidos e carga geral. O Porto terá um enorme Complexo Industrial onde serão instalados diversos tipos de indústrias, como siderúrgicas, usina termoelétrica, cimenteiras, polo metalmecânico, usinas de pelotização de minério e unidade de tratamento de petróleo.
- Sem dúvida, esta é uma obra muito importante para o nosso estado, já que vai trazer grande desenvolvimento para a região. Só precisamos ter cuidado para que ele ocorra de forma organizada, sustentável e que não prejudique, por exemplo, a atividade pesqueira tão tradicional desta localidade - afirma Felipe Peixoto.
Também em São João da Barra, o secretário conheceu a colônia de pescadores, o lugar onde será construído um entreposto de pesca e a cooperativa Arte Peixe. Elaborada para produzir e comercializar nuggets, quibe, bolinho e isca de peixe, a cooperativa precisa de uma licença para o desenvolvimento do trabalho. Para concedê-la, Felipe Peixoto firmou uma parceria entre a prefeitura e a Fiperj para a execução de um projeto, a fim de viabilizar as atividades.
Fonte: Imprensa do Governo do Rio