Quarta, 15 Janeiro 2025

Estudantes de engenharia das universidades pernambucanas poderão concluir seus cursos na Politécnica de Turim, na Itália. Isso graças ao convênio fechado entre o governo de Pernambuco, a montadora Fiat e as instituições de ensino. A ideia é qualificar a mão de obra local para atuar na unidade da empresa no Complexo de Suape, que vai investir R$ 3 bilhões e gerar 3.500 empregos diretos. O acordo foi assinado, ontem, na Itália, com presença do governador Eduardo Campos.

Num primeiro momento, 50 alunos das universidades de Pernambuco e Federal de Pernambuco serão beneficiados pela parceria. Poderão se candidatar às vagas os estudantes que tiverem concluído o segundo ano do curso até o final do primeiro semestre de 2011. Em 60 dias, o governo do Estado vai lançar o edital para a seleção simplificada dos contemplados pelo programa, por meio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia (Facepe) e da Secretaria de Qualificação, Trabalho e Empreendedorismo.

“Nós vamos selecionar jovens que estão nas nossas universidades para que eles possam estudar Engenharia Automotiva no Politécnico de Turim, um centro de excelência no setor automotivo. Ainda este ano, estaremos selecionando 50 estudantes pernambucanos para estudar na Itália e que, em 2014, voltam para casa para inaugurar junto conosco a Fiat de Pernambuco”, comemorou Eduardo.

Os alunos que vão desembarcar na Itália serão conhecidos em julho e deixarão o Brasil em setembro deste ano. Eles receberão uma bolsa de estudos e passarão a frequentar as aulas no Politécnico de Turim, cidade-sede da Fiat. “Desde 1999, preparamos engenheiros para a marca em todo o mundo. Chegou a vez de formarmos profissionais para ajudar a Fiat e Pernambuco”, disse Francesco Profumo, reitor do Politécnico do Turim.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, adianta que uma segunda fase do programa será a especialização de engenheiros recém-formados na UPU e UFPE, que vão cursar engenharia automotiva. Durante a assinatura do termo de cooperação técnica, em Roma, o presidente da Fiat no Brasil, Cledorvino Bellini destacou que em apenas três anos, a montadora vai fazer em Pernambuco o que demorou 36 anos para realizar na unidade da companhia em Betim (MG).

Fonte: Jornal do Commercio

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!