Rio - A preparação para o concurso público exige dedicação e organização. Para quem nunca tentou participar de uma seleção, o princípio pode ser estranho, mas é fundamental separar os horários para cada atividade. Mesmo que seja difícil manter trabalho e estudos, dedique-se. Quem se esforça e mergulha na preparação consegue passar. Se não for na primeira, será na segunda ou depois. Mas é preciso não desanimar.
Por Fábio Gonçalves
PERGUNTA E RESPOSTA
Quero me preparar, pela primeira vez, para fazer concurso público, mas não sei nem por onde começar. O que devo fazer?
Juliana, Nilopólis
Olá, Juliana. Antes de você prestar um concurso público, o ideal é observar alguns aspectos. O primeiro é se você preenche os pré-requisitos do edital quanto ao nível de escolaridade e idade, por exemplo, para não perder tempo e dinheiro se preparando para um concurso que você não pode fazer.
Um segundo passo é entender o que você realmente almeja. Dar prosseguimento à carreira profissional, prestando concursos para áreas equivalentes ou semelhantes? Ou dedicar-se a uma outra, mesmo que diferente da sua, por uma questão salarial ou por outros fatores? Leve em conta a facilidade de assimilação que você acredita ter para as disciplinas exigidas, ou outros motivos quaisquer que você tenha na hora de escolher determinado concurso.
É importante, nesse processo, estar determinada a ter a organização necessária para estudar, não acreditando que o fato de ter optado para a própria área signifique facilidade. A sua preparação, para ser considerada “boa”, deve começar pela criação de um programa de estudo. A partir daí, é necessário fazer uma separação de todas as atividades. Defina o horário da faculdade, do trabalho, enfim. Dentro dessa grade de horários, determine qual será o destinado aos seus estudos.
Aproveito para dar um conselho. Se não passar na primeira tentativa, não desanime. O importante no processo é não se abater e continuar se empenhando, porque conhecimento se acumula para a vida toda.
Não conheço quem tenha se dedicado o suficiente que não conquistou uma vaga. Tudo é questão de tempo.
Fábio Gonçalves é diretor da Academia do Concurso. Amanhã, Sucesso na Carreira.
Fonte: O Dia Online