Quarta, 15 Janeiro 2025

O secretário-executivo do Ministério dos Transportes (MT), Paulo Sérgio Passos, acompanhado do diretor da ANTAQ, Tiago Lima, e de outros técnicos do Ministério, reuniram-se na segunda-feira (21), com a delegação da Noruega, em Brasília.

O encontro foi motivado pelo interesse dos noruegueses em conhecer o setor de transportes brasileiro, em especial, o setor aquaviário. A Noruega possui a quinta maior frota da navegação marítima do mundo. Atualmente, mantém parceria com diversos países como a China.

A comitiva, formada pelo ministro do Comércio e da Indústria da Noruega, Trond Giske, pela embaixadora da Noruega no Brasil, Bertelsn Rodrigues, e por representantes do governo e da iniciativa privada norueguesa, apresentou um panorama geral de suas competências e da larga experiência na navegação marítima.

A Noruega tem forte presença no mercado de navegação de apoio marítimo. Apenas no Brasil, eles detém 25% das embarcações que fornecem serviço às plataformas de petróleo e gás, tendo como principal cliente a Petrobras.

O ministro norueguês ressaltou o grande interesse em expandir os negócios do seu país no que diz respeito à exploração de petróleo por meio de novos acordos bilaterais com o Brasil.

Por ter grande notoriedade também na capacitação e treinamento de mão de obra qualificada na operação de embarcações, a Noruega tem forte interesse em firmar parcerias que viabilizem o fornecimento deste serviço no Brasil.

“São mais de 170 anos embarcando e desembarcando riquezas do Brasil e da Noruega, além da rica troca de experiências por meio das sólidas parcerias entre os países. Agora que o Brasil apresenta um crescimento econômico estável, nada mais oportuno do que buscar novos negócios”, disse Giske.

Paulo Sérgio Passos abordou os principais aspectos do setor de infraestrutura de transportes do Brasil e destacou as áreas de competência do ministério neste segmento, em franca expansão nos últimos anos.

Em linhas gerais, o secretário apresentou os avanços que o país vem conquistando no setor de transportes e os principais empreendimentos previstos pelo governo federal para suprir a demanda que virá com a realização da Copa do Mundo, em 2014, e das Olimpíadas, em 2016. Além disso, Passos ressaltou o crescimento da indústria naval brasileira.

O diretor da ANTAQ, Tiago Lima, ressaltou a forte presença de empresas norueguesas no mercado de offshore no Brasil e todo o conhecimento dessas empresas na navegação marítima.

Lima, destacou a atuação da Agência no âmbito da regulação e da fiscalização no setor aquaviário e ressaltou o esforço do governo em promover o desenvolvimento do setor, principalmente para atender às demandas que já começam a surgir com a descoberta da camada pré-sal.

“A ANTAQ, por exemplo, é a agência responsável pela liberação de instalação de novos estaleiros e pelas autorizações de diversos investimentos no setor portuário, hidroviário e marítimo. Nossa atuação visa também a contribuir de forma significativa com a criação de parcerias de sucesso em benefício do crescimento do setor aquaviário. Portanto, seguindo as diretrizes do Ministério dos Transportes e a política do governo, estaremos sempre dispostos a discutir e analisar todas as alternativas que proporcionem o desenvolvimento do país”, garantiu Lima.

O diretor da ANTAQ também enalteceu o papel da Marinha do Brasil na qualificação de profissionais para o setor. “A Marinha tem papel fundamental na capacitação de profissionais para o setor. Com o avanço do país neste segmento, certamente, novas parcerias serão uma boa alternativa para atender a crescente demanda e disponibilizar no mercado profissionais altamente qualificados”, disse.

Na oportunidade, o ministro norueguês informou que, no final de março, o primeiro-ministro da Noruega visitará o Brasil com o intuito de firmar novos acordos bilaterais. Além disso, Trond Giske convidou o Ministério dos Transportes e a ANTAQ para participarem da reunião de cúpula que acontecerá em 24 de maio, na Noruega, para discutir os novos rumos da navegação marítima. Já confirmaram presença neste encontro representantes da China, Japão, Índia, Estados Unidos e Singapura, entre outros países.

Fonte: ANTAQ

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!