Mais de 3 mil vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional estão abertas neste momento no Rio Grande do Norte, mas, em meio à enxurrada de oportunidades, os candidatos devem tomar alguns cuidados e não sair “atirando para todos os lados”, alerta a consultora da Talentos & Oportunidades, especializada em gestão de pessoas, Vanessa Braga. “Quem está em busca de qualificação deve ter um objetivo definido e, antes de se inscrever, analisar, por exemplo, que cursos são relevantes para o que está buscando na área profissional e o que agregarão de valor à carreira. Afinal de contas, o candidato não vai investir dinheiro, mas vai investir tempo. E o tempo dele é valioso”, observa ela.
júnior santos
Vagas para qualificação em telemarketing estão entre as milhares abertas no Rio Grande do NorteEsses não são, porém, os únicos pontos a se pesar antes de embarcar nos cursos a custo zero. Buscar o máximo de informações possível sobre a instituição que promove o curso e o conteúdo que será oferecido também são passos importantes para quem quer tirar o máximo de proveito desse tipo de iniciativa, reforça Vanessa. Ela analisa que dificilmente o candidato a uma vaga de emprego será rejeitado porque incluiu no currículo um curso gratuito. Pelo contrário. “Toda capacitação é válida. E só o fato de aquele candidato ter saído em busca de conhecimento já conta pontos aos olhos do empregador”, garante. “Se a pessoa está buscando se atualizar é porque quer se desenvolver e isso sempre é positivo, não importa se para tanto será preciso pagar ou não”, considera.
Vagas
As vagas gratuitas abertas neste momento têm como foco principalmente os setores de turismo e serviços. Os interessados devem, entretanto, se apressar. Algumas inscrições serão encerradas já nesta semana.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é um dos que oferecem o maior número de oportunidades e que aceitam inscrições até sexta-feira, dia 11. Por meio do Programa Senac de Gratuidade, a entidade está oferecendo este ano 2.943 vagas gratuitas nos cursos da instituição, à população de baixa renda, um número 22% maior que o oferecido no ano passado.
As vagas estão distribuídas em 28 cursos e contemplam seis municípios do estado. Há cursos, por exemplo, para Agente de Viagem, Almoxarife, Operador de Telemarketing, Técnico em Enfermagem, Operador de Caixa, Cozinheiro Básico, Frentista, Camareira, Garçon e Guia de Turismo Regional.
Podem disputar as vagas pessoas com renda familiar per capita de até dois salários mínimos (R$ 1.090). Além disso, o interessado deve preencher os requisitos dos cursos e do índice PSG, que, de acordo com os dados que informar na inscrição, atribui a ele uma pontuação. Quanto menor esse índice mais chances o candidato terá de conseguir uma vaga. Tem mais chances de entrar, os candidatos com menor renda familiar per capita, os que estão na educação básica e trabalham, os egressos da educação básica; os trabalhadores desempregados ou empregados e pessoas com deficiência.
Serviço
Faça sua inscrição: www.rn.senac.br.
Governo e ABIH também abrem vagas
O governo do estado, através da secretaria de turismo do RN (Setur) também abriu vagas para cursos gratuitos, dentro do Programa de Qualificação Profissional. As inscrições, nesse caso, também poderão ser feitas até o próximo dia 11 de março.
De acordo com informações da Secretaria de Turismo, o projeto, executado com recursos do Prodetur II, irá beneficiar desta vez os municípios de Natal e Parnamirim, dando continuidade à qualificação já iniciada desde 2009 nos municípios integrantes do Pólo Costa das Dunas.
Ao todo, serão mais de 7.700 alunos beneficiados nesta segunda etapa, com cursos como artesanato, informática, relações humanas, qualidade no atendimento, empreendedorismo, auxiliar turístico, espanhol, italiano e português.
O Programa é direcionado para as pessoas envolvidas na atividade turística, buscando incrementar a qualidade dos serviços oferecidos pelos equipamentos turísticos e, conseqüentemente, a competitividade do produto turístico desses municípios, além de melhorar a qualidade de vida deles. Os cursos também são ministrados pelo Senac RN, que leva toda infraestrutura para as localidades.
Inscrição
Os candidatos que residem em Natal podem se inscrever diretamente na Gerência de Projetos do Senac/Centro. Já quem mora em Parnamirim, as inscrições serão na unidade do Peti Pro Jovem, no bairro Liberdade; em Pium, na Escola Municipal Raimunda Maria da Conceição; e na praia de Pirangi do Norte, na sede do Peti, na praça São Sebastião. As aulas têm dias independentes para começar, mas a maioria inicia a partir do dia 21 deste mês.
Finalizados os três meses de duração dos cursos a serem iniciados em março de 2011, a intenção é beneficiar, na próxima etapa, os municípios de Baia Formosa, Arêz, Canguaretama, Rio do Fogo e São Miguel do Gostoso com mais 1.500 vagas. Ceará-Mirim, Extremoz, Maxaranguape, Nísia Floresta, Tibau do Sul e Touros foram as cidades que receberam os cursos na primeira etapa, já totalizando 3.965 pessoas capacitadas.
Em Tibau do Sul, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no estado (ABIH RN), lançou o programa Bem Receber Copa 2014, com 100 vagas para cursos de capitães-porteiros, recepcionistas, mensageiros, governantas e gerentes. Poderão participar profissionais de meios de hospedagem, associados ou não à ABIH-RN. Os cursos são gratuitos e on-line e têm carga horária de 200 horas. O início das aulas está previsto para acontecer em abril. Mais informações pelo telefone 3202 5547.
Divulgação do Roteiro Seridó terá apoio
Brasília – Durante a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, 600 mil turistas estrangeiros e três milhões de brasileiros deverão circular pelo país. Pensando nisso, os ministérios do Turismo e do Desenvolvimento Agrário e o Sebrae selecionaram 24 roteiros turísticos para receberem apoio para promoção e comercialização. A iniciativa faz parte do projeto Talentos do Brasil Rural – Eixo Serviços. O Roteiro Seridó, no Rio Grande do Norte, está entre os escolhidos. O Caminho dos Engenhos, na Paraíba, também foi inserido como roteiro de Natal, enquanto cidade-sede. Por meio de chamada pública, foram oferecidas duas vagas para cada uma das doze cidades-sede.
A localização foi um dos critérios da seleção. Os roteiros deveriam estar a, no máximo, três horas de distância de uma das sedes do mundial, por meio terrestre ou aquaviário. Os projetos deveriam também representar produto turístico já formatado e comercializado. E, ainda, serem compostos por, no mínimo, 10% de empreendimentos da agricultura familiar. Entre os meses de novembro de 2010 e janeiro deste ano, foram entregues 119 propostas.
Os 24 classificados passarão por diagnóstico, no qual cada roteiro será avaliado individualmente. O objetivo será verificar as necessidades de aperfeiçoamento e a veracidade das informações prestadas no ato da candidatura.
Segundo a secretária Nacional de Políticas de Turismo, Bel Mesquita, o projeto beneficiará outros destinos, além das cidades-sede. No total, 55 municípios de 14 estados foram contemplados.
O diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Arnoldo de Campos, destacou a importância da seleção que permitirá fortalecer os empreendimentos da agricultura familiar, ofertando aos turistas serviços qualificados.
Fonte: Tribuna do Norte