A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) lançou, nesta terça-feira (1º), em Brasília (DF), o Programa Gestão e Liderança em Transportes Urbanos.
O destaque é o curso de especialização no formato de MBA Executivo em Gestão de Negócios com foco em transporte. Ele foi planejado visando alcançar diferentes regiões do Brasil. Por isso a metodologia escolhida foi a de ensino a distância, com aulas via internet.
“Este é um curso único porque é um MBA com uma interação de estudo de caso específico para o transporte urbano. E ele tem dois objetivos: primeiro, desenvolver profissionais voltados para o próprio negócio e estimular a competição e, num segundo momento, formar novas lideranças empresariais de representação de sua categoria, seja na NTU ou em sindicatos locais”, explicou o presidente da NTU, Otávio Cunha.
Assim, o curso é direcionado a empresários e executivos do setor que buscam aprimorar os conhecimentos na área para melhor gerenciar o sistema de transporte urbano brasileiro.
Evento
Para discutir a importância da educação no setor transportador, o professor e especialista em educação Eugênio Mussak foi convidado para mediar um talk show. Participaram o diretor-geral da unidade de passageiros do Grupo Águia Branca e presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), Renan Chieppe, e o economista e especialista em educação, além de articulista da Revista Veja, Cláudio de Moura Castro.
Mussak elogiou a iniciativa da NTU, afirmando que outras empresas deveriam seguir o exemplo. “Acho que todas as entidades de classe deveriam investir dessa forma, porque é um investimento no ser humano”, ressaltou. Ponto de vista corroborado por Renan Chieppe, que acredita que a oferta de um curso de pós-graduação é um grande avanço: “as nossas empresas já têm o hábito de desenvolver seus funcionários no quadro técnico, em níveis mais operacionais”.
De acordo com Cláudio de Moura Castro, pagar por um curso como esse, oferecido pela NTU, é um investimento que proporciona benefícios não apenas para o indivíduo, mas para toda a sociedade. “Os países que mais se desenvolveram foram os que mais investiram na educação”, lembrou.
O curso
O programa da NTU foi criado a partir da parceria com o Ibmec; com a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor); com a Universidade Corporativa do Transporte (UCT) e com a Mercedes-Benz.
As salas de aula serão montadas nas federações, sindicatos e associações locais, sendo que a NTU vai subsidiar o valor das mensalidades, cabendo aos estudantes uma pequena parcela do montante.
Cada sala contará com, no mínimo, cinco alunos. Com duração de dois anos, o curso será dividido em dois módulos. No primeiro, os cerca de 200 alunos serão selecionados a partir da indicação de empresas de transporte e avaliação curricular para realização do MBA executivo. No segundo módulo, 40 vagas serão destinadas àqueles que tiverem o melhor desempenho no primeiro ano.
O edital do programa está disponível no site da associação. O processo de inscrição dos candidatos no programa será realizado pelo Ibmec a partir desta quarta-feira, 2 de março. As aulas terão início em abril.
Para outras informações, acesse o site da NTU ou, para se inscrever no processo seletivo, acesse o site do Ibmec.
Fonte: Portal CNT