A cidade de Vitória vai sediar nos dias 14 e 15 deste mês, no Palácio Anchieta, o Encontro de Cooperação Econômica Brasil-França. O evento vai discutir formas de melhorar a relação entre Dunkerque, cidade portuária do norte da França, e os estados do Espírito Santo, Ceará, Rio Grande do Norte, Goiás e Minas Gerais. Autoridades e empresários do país europeu e dos estados citados, incluindo o governador Renato Casagrande e membros da bancada federal capixaba, vão estar presentes.
Na ocasião será formado um comitê nacional, com dois representantes de cada estado envolvido, para discutir assuntos de interesse com Dunkerque. De acordo com Marco Aurélio Marçal, representante da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) no evento, o Espírito Santo foi escolhido para abrigar o Encontro Brasil-França por ser o primeiro estado brasileiro a ser parceiro de Dunkerque, por intermédio da cidade de Vitória.
Intercâmbio
Essa parceria entre as duas cidades, iniciada em 2005, já rendeu – com sucesso - trocas de experiências nas áreas econômica e cultural. “Vamos mostrar aos outros estados o caso de sucesso entre nós capixabas e os franceses da Comunidade Urbana de Dunkerque”, sublinha Marçal. A ideia, agora, é aprofundar o intercâmbio com um viés mais comercial/portuário, intensificando a importação e a exportação de mercadorias entre os dois países, o que beneficiaria o Porto de Vitória.
“O evento é importante para a criação de uma ambiência nacional, a partir do Espírito Santo, para o incremento das relações comerciais com o norte da Europa”, ressalta Marçal. Segundo ele, a participação do Porto de Vitória será vital para a consolidação desse processo: “Essa relação será também via marítima, e os estados litorâneos terão um papel central a partir da aprovação do projeto Exporta + Marítimo, que se encontra em tramitação em Brasília e deve ser aprovado nos próximos meses”.
O Exporta + Marítimo, programa desenvolvido por capixabas, possibilita a exportação de produtos em contêineres por pequenos e micros empresários. “Cada contêiner será preenchido por diferentes tipos de cargas e exportadores, permitindo assim que mais brasileiros possam enviar seus produtos para outros países”, explica Marçal. “A operação piloto de contêiner sairá daqui do Espírito Santo para Dunkerque. Depois, a intenção é criar uma rede de portos pelo mundo para destinar os produtos do Exporta + Marítimo”, finaliza.
O Encontro de Cooperação Econômica Brasil-França será coordenado pela CDV, Aderes, Codesa, SEBRAE, Findes, Banco do Brasil e Amunes.
Programação:
Segunda-feira 14 de março
8h30 : Café de boas vindas
9h00 : Solenidade de abertura
9h20: Estado da arte da cooperação / CUD
9h50 : Articulações e negociaçoes: Eliene BRASILEIRO, Presidente da Associaçao dos Prefeitos e dos Municipios do Estado do Ceara, Prefeita de General Sampaio (CE)
10h00: Interação e esclarecimentos (Coordenação da mesa)
10h40 : Encaminhamentos
11h00 às 13h30 : Intervalo para almoço
14h00: Apresentação técnica do Exporta + Marítimo: Engenheiro Henrique Germano Zimmer, convidado da CODESA;
14h40: Questões portuárias e logísticas do porto brasileiro até Dunkerque
15h00 : Interação e esclarecimentos
16h00 : Pausa
16h20 : Encaminhamentos
Terça-feira 15 de março
9h00 : EUBRAX ; Marta CAMPELO, SEBRAE – CE; CUD
9h40: Interação e esclarecimentos
11h00: Encaminhamentos
12h00 : Almoço
14h00: Constituição do Comitê Econômico e Portuário Bilateral
15h00: Pausa
15h30: Apresentaçao da Missão brasileira a Dunkerque (junho 2011)
16h00: Encaminhamentos
Fonte: Assessoria de Comunicação da Codesa