Quinta, 16 Janeiro 2025

Havia apostas de que o ministro da Integração Nacional, o peessebista Fernando Bezerra Coelho,  traria na visita ao Rio Grande do Norte o convite para um dos ex-governadores da legenda, Wilma de Faria ou Iberê Ferreira de Souza, assumir a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Nada disso. O ministro esquivou-se quando indagado sobre o assunto e assinalou que o anúncio do novo chefe da Sudene somente será feito após o Fórum de Governadores do Nordeste, que será realizado na próxima segunda-feira, em Aracaju. Ele não confirmou sequer se o comando da estatal será entregue a um dos líderes do PSB potiguar. Há rumores de que a Sudene pode não parar nas mãos de potiguares. Há pessoas da Bahia no páreo, segundo informações de membros da equipe que acompanhou o ministro. O nome de Iberê, dado como praticamente certo na última quarta-feira pode não ser confirmado. E as chances são muitas.

Iberê, Wilma e Fernando Coelho estiveram juntos ontem durante o almoço em comemoração ao aniversário da ex-governadora, presidente estadual do PSB. Iberê e o ministro saíram do local juntos. “O governador Eduardo Campos nos comunicou que ainda estava analisando essa questão, mas que queria nos encaixar no segundo escalão. Na hora em que eles disserem que o cargo ficará com o Rio Grande do Norte nós iremos conversar para ver como é que vai ficar”, disse Iberê.

A ex-governadora Wilma de Faria não quis fazer maiores comentários sobre o assunto e disse que o martelo será batido pela presidenta Dilma Rousseff, a quem, segundo ela, interessa a indicação. “Não quero falar par anão ser mal interpretada”. Wilma de Faria observou, contudo, que a possível indicação de Iberê não procede, pelo menos por enquanto. Ela observou que o próprio já desmentiu o “boato”.

Os rumores começaram na última quarta-feira quando o deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PSB) confirmou no microblog twitter a nomeação de primo Iberê. “Soube agora via Brasília, extra-oficialmente, que Iberê Ferreira foi indicado pelo PSB para a superintendência da Sudene. Sei de sua competência e inteligência e com certeza ele fará um grande trabalho pelo Nordeste brasileiro. A nomeação sairá nos próximos dias no Diário Oficial da União”, relatou o deputado estadual. No mesmo dia o ex-governador tratou de desmentir a informação.  “Hoje fiquei surpreso com a notícia de que havia sido confirmado na Sudene e meu telefone não parou de tocar. Aproveito então para esclarecer que não há nada confirmado.  Podem ter certeza que qualquer novidade sobre meu futuro falarei, eu mesmo, aqui no Twitter”, disse Iberê.

A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) já contava com a indicação. Ela teria conversado longamente com o presidente nacional do PSB, o governador de Pernambuco Eduardo Campos, que teria confirmado a intenção de indicá-la. O nome de Iberê se for referendado poderá ensejar um clima de animosidade na legenda em âmbito potiguar. A ex-governadora é a presidente estadual do PSB e é cotada também para  disputar a prefeitura de Natal, em 2012.

Rosalba apresenta prioridades ao ministro

Após participar do almoço em comemoração ao aniversário da ex-governadora Wilma de Faria (PSB), o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, foi recebido pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM), às 14h, no Centro Administrativo.  Ao ouvir sobre as prioridades – a governadora falou sobre a necessidade de investimentos nas áreas de irrigação e recursos hídricos, sobre a inclusão do Estado na integração das águas do rio São Francisco e sobre a barragem de Oiticica – o ministro limitou-se a dizer que aguardará maiores detalhes a respeito de alguns dos projetos e levará as proposições à presidenta Dilma Rousseff. Pelo menos ao falar com a imprensa, o ministro da Integração não informou sobre a liberação de recursos para o Rio Grande do Norte.

“O compromisso do Governo Federal é licitar as obras de complementação da transposição do rio São Francisco até o final deste ano. É uma obra relevante, com investimentos na ordem de R$ 1,2 bilhão que vai assegurar o abastecimento e a irrigação no Rio Grande do Norte”, afirmou ele , que ouviu da governadora um pedido para contemplar o estado na transposição.

Ainda no restaurante onde almoçou, em Ponta Negra, o ministro informou que a visita ao Rio Grande do Norte foi em atendimento a um convite da chefe do Executivo Estadual, que intencionava mostrar projetos e prioridades para o estado potiguar em áreas ligadas ao Ministério da Integração. Rosalba tratou ainda sobre a construção da Barragem de Oiticica – projeto que visa aumentar as reservas de águas superficiais do Rio Grande do Norte, aproveitando o potencial hídrico do rio Piranhas/Açu, reforçado pela Transposição do rio São Francisco.

O ministro explicou que neste caso aguardará uma análise da obra que está sendo feita pela equipe do governo estadual para saber e que definirá a cargo de quem o projeto ficará, se do governo ou do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). O resultado da análise será levado pela própria Rosalba à Brasília.

Fonte: Tribuna do Norte

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!