Quinta, 16 Janeiro 2025

O Irã informou à administração do Canal de Suez, no Egito, que cancelou seus planos de conduzir dois navios de guerra pela estratégica passagem, a caminho do mar Mediterrâneo, informou uma autoridade nesta quinta-feira. O ministro de Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, havia considerado a passagem dos navios iranianos uma "provocação".

A Autoridade do Canal de Suez "foi informada hoje (quinta-feira) sobre o cancelamento de duas viagens programadas de dois navios de guerra e nenhuma data foi fixada para a passagem por Suez, como parte do comboio vindo do mar Vermelho", disse um alto funcionário, que não quis dar seu nome. Ele afirmou que as embarcações estavam perto do porto saudita de Jidá, no mar Vermelho.

Se os navios tivessem passado, seria a primeira vez desde a Revolução Islâmica do Irã, em 1979, que navios de guerra do país cruzariam o canal, segundo os funcionários. A revolução iraniana afetou as relações com o Egito, que assinou no mesmo ano um acordo de paz com Israel.

Todas as embarcações navais têm de obter autorização prévia dos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores do Egito para cruzar o estreito de Suez, uma estratégica rota internacional, disseram autoridades.

Fonte: Agência Reuters

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!