Quinta, 16 Janeiro 2025

O deputado estadual Carlos Marun (PMDB) recebeu, na Assembleia Legislativa, uma comissão da Câmara de Comércio e Indústria Venezuela - Brasil de Santa Catarina, na tarde desta terça-feira (15). O que motivou o encontro foi à criação de uma Câmara de Comércio e Indústria Venezuela – Brasil em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a presidente da instituição de SC e diretora executiva da Federação de Câmara de Comércio Brasil/Venezuela, Cleoni Esmério Trindade a vinda até MS é para fomentar o comercio entre os países. “Só no ano de 2010 foram comercializados bilateralmente mais de $ 5 bilhões. A Venezuela é o terceiro parceiro comercial do Brasil. Queremos incluir essa rica terra, que é o MS na rota desse comércio. Por isso, viemos conversar com o deputado. Queremos o apoio dele nas tratativas para a criação da câmara aqui”.

A Comissão da Câmara de SC apresentou a instituição ao deputado, deixando claro que ela é a ponte de ligação entre dois grandes emergentes no mercado de comércio exterior, a Venezuela e o Estado de Santa Catarina. Suas principais metas são:

· Promover e fortalecer o comércio e investimento entre o Estado de Santa Catarina e a República Bolivariana da Venezuela.

· Tornar-se uma instituição de referência para aqueles que desejam formar ou participar de relações comerciais entre Santa Catarina e a Venezuela.

· Expandir e reforçar a cooperação econômica e comercial entre empresas ou organizações públicas e privadas de ambos os países, espalhando-se as oportunidades para ambos os respectivos mercados.

· Oferecer aos associados a oportunidade de se relacionar entre si e com os negócios de ambas as nações.

· Prestar apoio aos membros, garantindo a sua satisfação através da informação e conselho úteis e eficientes.

· Representar e defender os verdadeiros interesses dos seus membros.

· Com base em constantes pesquisas nos mercados relacionados, eventos e contatos, a Câmara de Comércio e Indústria Venezuela-Brasil de Santa Catarina almeja intermediar, organizar, incentivar e apoiar transações comerciais de agências, despachantes, comerciantes e empresários brasileiros associados à entidade com os exportadores e importadores venezuelanos, tendo em vista o interesse binacional envolvido e os benefícios que essas ações trarão a ambas as partes.

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela Nicolás Maduro declarou o ano passado que o Brasil e Venezuela deverão intensificar parcerias comerciais com acordos entre instituições públicas e financeiras de ambos os países.

Os acordos devem ter diferentes objetivos, como: reduzir a burocracia em serviços bancários e aumentar as chances de camadas mais populares acessá-las; obras de infraestrutura, projetos habitacionais e apoio à indústria venezuelana.

Diante de toda a explanação do grupo, Marun se prontificou a colaborar para que a instalação da Câmara em MS se concretize. “Mato Grosso do Sul é uma potência. Na agricultura, na pecuária. Somos nacionalmente reconhecidos seja na produção de grãos ou no comércio de gado. Estimular a relação entre MS e Venezuela é uma forma de trazer mais dividendos. Esse é o objetivo de todos, independentemente de partido político, queremos que nosso Estado possa expandir suas fronteiras comerciais e continuar trilhando seu desenvolvimento”.

Também participaram da reunião Abílio Borges; Alberto Trindade (tesoureiro da Câmara de SC); Magda Borges (representante da Ponta Brasil – Prospectora de Importação e Exportação de SC); os advogados Dr. Virgilio, Luiz e Derli Alves (assessores jurídicos da Câmara de SC) e o vereador de Maracaju, Kleber Barbosa.

Fonte: MS Notícias

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!