As obras de ampliação dos Molhes da Barra de Rio Grande, que estão concentradas na estrutura Leste, ao lado de São José do Norte, se aproximam do fim. O consórcio executor do serviço construiu o cabeço (ponta) deste molhe em janeiro. Agora, está trabalhando no preenchimento com pedras da plataforma do trecho prolongado. A montagem do novo farolete que faz a sinalização para entrada de navios na Barra já foi iniciada. Nos próximos dias, deverá ser concluída a construção deste farol e feita a consequente desativação do antigo.
Conforme José Evânio Figueiredo, fiscal do serviço pela Secretaria Especial de Portos, a previsão é de que as obras sejam terminadas até fim de fevereiro. Neste molhe, cuja extensão era de 4,2 quilômetros, o prolongamento é de 370 metros. A finalização dos trabalhos na estrutura Leste significará a conclusão da ampliação dos Molhes da Barra, uma vez que o Oeste, ao lado do Cassino, já foi acabado. A liberação para acesso do público ocorreu na primeira quinzena de outubro. A construção Oeste, que tinha comprimento inicial de 3,16 quilômetros, foi aumentada em 700 metros.
Conforme Figueiredo, no molhe Leste o trabalho foi mais difícil porque ele está sujeito à ação mais violenta do mar, o que provocou atrasos. O alongamento dos Molhes da Barra - que tem como executor o Consórcio CBPO, Pedrasul, Carioca e Ivaí - teve início em 2001. A obra foi interrompida em dezembro de 2002 e retomada em dezembro de 2007. O valor total dos trabalhos é de R$ 580 milhões, em investimento do governo federal.
Foto de Satélite/Carta Náutica (Crédito: RGYC) |
O empreendimento irá melhorar as condições de navegabilidade na entrada da Barra. Segundo Figueiredo, a ampliação, associada ao aprofundamento do canal de acesso ao Porto de Rio Grande, permitirá que navios a plena carga operem no local. Os trabalhos de aprofundamento já foram realizados, sendo que a parte interna da passagem (do píer até o fim dos molhes) ficou com 16 metros e a externa (fora dos molhes) com 18 metros.
Fonte: Blog Hidrovias Interiores/Correio do Povo