“Dez famílias foram atendidas ontem. Desse total, pelo menos sete concordaram em aceitar os valores das indenizações. Isso porque depois da exposição do problema na imprensa e da presença do nosso advogado Bruno Coêlho nas negociações, a diretoria de Suape reajustou em até 50% os valores oferecidos em relação às primeiras rodadas de negociação”, comemora o presidente da Associação de Agricultores de Bita, Mário Silva. Ele conta que outros posseiros serão recebidos hoje e que Suape se comprometeu a estabelecer um cronograma para agilizar as negociações.
A orientação é que sejam realizadas três rodadas de negociações e, caso os posseiros não concordem com os valores a serem pagos, que sigam com uma ação judicial.
Criada em 1989, a Fazenda dos Trabalhadores reúne 609 famílias, a maioria delas de agricultores. Em 2009, a diretoria de Suape concluiu os laudos de avaliação das benfeitorias dos posseiros e calculou em R$ 17,1 milhões o valor global das indenizações. Até agora, apenas 93 famílias foram indenizadas, totalizando o pagamento de R$ 2,9 milhões. A previsão é que os acordos deslanchem a partir deste ano.
Fonte: Jornal do Commercio