Sexta, 17 Janeiro 2025

O documentário “Lixo Extraordinário” conta as histórias por trás do projeto do artista plástico Vik Muniz, que frequentou o aterro sanitário do Jardim Gramacho ao longo de dois anos para fotografar um grupo de catadores de materiais recicláveis e retratá-los com sua arte. O objetivo seria mudar a vida das pessoas envolvidas, e revertendo os lucros do trabalho para a comunidade.

Lixo Extraordinário é dirigido pela inglesa Lucy Walker, em parceria com os brasileiros João Jardim e Karen Harley. Vik Muniz fotografou os catadores, e as imagens foram reproduzidas em tamanho gigante, com lixo do próprio aterro. As fotos das reproduções em tamanho gigante se tornaram obras de arte, leiloadas em Londres. O vídeo é uma coprodução com a Inglaterra, mas concorre sem especificação de país.

Gramacho é um dos maiores depósitos de lixo do mundo, com 15 mil pessoas trabalhando no local.

Tião Santos, presidente da Associação de catadores do Jardim Gramacho, é um dos heróis do filme. O quadro que ele inspirou foi leiloado em Londres por cerca de R$ 100 mil, e o dinheiro foi repassado à Associação. “Essa historia se fecharia com chave de ouro se pudesse ter uma pessoa que sai de Jardim Gramacho e recebe um prêmio na frente de um bilhão de pessoas”, afirma o artista plástico Vik Muniz.

Títulos recebidos em 2010: Melhor Documentário na International Documentary Association (IDA), em Los Angeles; Prêmio Especial do Júri, em Paulínia; Melhor Documentário Internacional eleito pelo público e indicado ao Prêmio do Júri no Festival de Sundance, nos Estados Unidos; e considerado o Melhor Filme da Mostra Panorama e vencedor do Prêmio Anistia Internacional no Festival de Berlim.

A Rede Globo vai transmitir a cerimônia do Oscar no dia 27 de fevereiro.

Fonte: Site da Baixada
Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!