Sexta, 17 Janeiro 2025
Um trabalhador da empresa Acrilonitrila do Nordeste S.A (Acrinor) morreu em um acidente de trabalho, na manhã de ontem, no Polo Petroquímico de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador.

O funcionário Manoel Lima Barbosa, de 57 anos, morreu vítima de intoxicação. De acordo com o diretor do Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia, Carlos Alberto Itaparica, no momento da intoxicação, Manoel Lima Barbosa, um funcionário experiente, carregava sozinho um isotanque, com o produto químico Acetona Cianidrina (mistura de ácido cianídrico e acetona).

Após ficar exposto ao produto, o trabalhador começou a passar mal, sentindo fortes dores no corpo e foi socorrido para o PAME (unidade de atendimento médico de emergência no Polo), mas não resistiu e morreu em seguida. A empresa não fez pronunciamentos sobre o assunto. O sindicato espera as investigações da morte para saber se no momento do acidente Manoel tinha disponíveis os equipamentos de segurança.

Esta é a segunda morte de um funcionário do Polo em menos de 30 dias. No último dia 27, Amarildo Araújo Rodrigues, de 39 anos, funcionário da empresa RIP Serviços Industriais Ltda, fazia um serviço terceirizado de montagem de andaime na Braskem, quando uma linha de vapor se rompeu. Ele foi atingido por vapores a uma temperatura de mais de 500°. Outros dois funcionários sofreram queimaduras.

Sindicato protesta - O combate à falta de segurança nas empresas do Polo tem sido uma das principais reivindicações do sindicato da categoria. Recentemente a representação dos químicos e petroleiros entrou com uma ação no Ministério Público do Trabalho da 5ª Região (MPT) e na Procuradoria Regional do Trabalho (PRT), denunciando a empresa Braskem, devido ao elevado número de acidentes ocorridos nos últimos anos.

Na ação, o sindicato pede aos órgãos uma maior fiscalização do ambiente de trabalho da Braskem, além de uma reavaliação da metodologia operacional da empresa para adequá-la aos padrões mínimos de segurança. Somente nos dois últimos meses de 2010, aconteceram sete acidentes com vítimas na Braskem, o mais grave deles resultou na morte de Amarildo, funcionário da empresa RIP.

Fonte: Tribuna da Bahia

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!