Sexta, 17 Janeiro 2025

A diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape) desmentiu a informação do diretor de Gestão Fundiária do Porto de Suape, Inaldo Campelo, de que a tabela de lavouras da entidade deixou de existir a partir de 2007. Em entrevista à reportagem do JC, na última terça-feira, o diretor afirmou que recebeu uma correspondência da Fetape informando o fim da tabela. O documento era utilizado por Suape para calcular o valor das benfeitorias e indenizar os posseiros que habitam a área do porto, mas deixou de ser usada como referência e foi substituído pela tabela da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

“Com certeza, Suape não recebeu qualquer informação institucional da Fetape porque a tabela continua a vigorar e foi atualizada recentemente, em 2009. Nenhum diretor da federação enviou esse comunicado, de maneira que, se existir essa declaração, ela não está validada por nós”, afirmou o presidente da Fetape, Doriel Barros. “Suape pode ter adotado uma outra tabela por apresentar valores menores para as lavouras, não por invalidade da nossa”, reforça, dizendo que a tabela existe há 20 anos.

Durante a entrevista (gravada pelo JC), a repórter insiste quatro vezes na pergunta porque a referência da Fetape deixou de ser usada e se o diretor tem o comunicado da federação extinguindo a tabela. “Tem. Eu não ia dizer isso se não tivesse”, sustenta Inaldo Campelo, mantendo o mesmo teor nas respostas. Ele conta que na gestão anterior (Jarbas Vasconcelos/Mendonça Filho), os pagamentos não eram feitos na Justiça, como passou a ocorrer na administração do governador Eduardo Campos. “Quando chegamos, em 2007, tentamos fazer a negociação possível...”. “Com a tabela da Fetape (interrompe a reportagem)? “Com a tabela da Fetape e outras. A Fetape não tem mais tabela, isso é fato”, insiste o diretor.

O cálculo do valor das indenizações é hoje o maior entrave nas desapropriações em Suape. Ontem à tarde, a presidência da Fetape encaminhou ao JC uma cópia atualizada da tabela de lavouras, onde constam valores para 74 culturas agrícolas. Procurada pela reportagem sobre o desmentido da Fetape, a diretoria de Suape informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que tem um ofício protocolado da Fetape sobre o fim da tabela, mas que não vai apresentar agora porque prefere responder a todos os questionamentos feitos pelo JC sobre a questão fundiária em um só momento.

Fonte: Jornal do Commercio

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!