VIA MANGUE
A Via Mangue vai sair. Não tem problema, já está andando. A licitação está na rua. Agora, nós já estamos preparados. Para ajudar grande parte da vizinhança do entorno do Shopping RioMar, fizemos um contrato com a prefeitura para dar uma ajuda substancial. Primeiro, cedemos 13 mil metros quadrados (m²) de terreno para construir dois conjuntos residenciais com 650 apartamentos para retirar aquele pessoal das palafitas. Vamos alargar ruas, fazer passarela, viadutos, uma alça do viaduto. Então, será possível, junto com a prefeitura, acelerar esse processo. Vi uma notícia dizendo que ela ficaria para 2012, mas talvez seja acelerado para um pouco antes. Vamos construir 300 mil m² em dois anos, por que não se faz uma Via Mangue em menos de dois anos?
LULA
O governo Lula foi um governo bom. Se baseou em uma estrutura montada antes pelos governos Itamar Franco e Fernando Henrique. Manteve uma política econômica de austeridade. Isso foi muito importante. Criou credibilidade. Infelizmente, tivemos vários problemas, os mais variados. Problemas sérios, que devem ter deixado a cabeça de muita gente rodando, até poder acertar. O segundo mandato manteve a mesma política. Nós tivemos a crise e o Brasil saiu muito bem dela. No ano passado, apesar de termos crescimento negativo de 0,2%, nos saímos muito melhor do que o resto do mundo. Mas desde 2005 o Brasil vem bem. Este ano, acelerou demais. Vamos ter entre 7,5% e 8%, dependendo do otimismo de cada economista.
ESTADO
Pernambuco também vem de uma estrutura boa. A gestão passada do governo preparou o Estado para o desenvolvimento. O governador Eduardo Campos é dinâmico, atento, trabalhador, tem uma equipe boa e também vem fazendo um trabalho muito bom. Acho mesmo que ele fez um projeto de dois mandatos, porque nos dois últimos anos fez um trabalho realmente muito forte. Pernambuco tem crescido bem. Enquanto em 2005 Pernambuco cresceu 4,2% e o Nordeste cresceu 4,6%, crescemos 5,1% em 2006 e 4,2% o Nordeste. Em 2007, tivemos 5,4% em Pernambuco e 4,9% no Nordeste. Em 2008, o Nordeste teve 5,5% e nós, 5,3%. O ano de 2009 foi extraordinário para Pernambuco, crescemos 3,8%, o Nordeste 2% e o Brasil 0,2% negativo. Em 2010, esperamos 8%, 8,5% em Pernambuco, o Nordeste de 7% a 7,5%. Então, fomos bem quer no governo Lula, quer, principalmente, no governo de Pernambuco.
SUAPE
Temos que lembrar que já falávamos antes, no governo anterior (do Estado), em estaleiro, refinaria. Há 30 anos se trabalha Suape, que não foi descoberto hoje. Tivemos o governador Miguel Arraes, Marco Maciel, Roberto Magalhães, Joaquim Francisco, Eraldo Gueiros, que começou tudo. Alguém tem que roçar, queimar, plantar, colher, limpar. Nosso amigo governador está colhendo muito bem e ele merece, porque é trabalhador. Minha impressão é que os próximos 4 anos serão bem melhores do que os 4 anos anteriores, pois estamos preparados. Temos várias indústrias chegando: uma siderúrgica, a Fiat.
NORDESTE
O Nordeste vem crescendo um pouco mais que o Brasil. Mas me preocupo muito, pois há uma campanha no Sul do Brasil insistindo a toda hora que o Nordeste cresce de maneira assustadora e que o dinheiro do Brasil todo está vindo para a região, o que não é verdade. Estamos crescendo 1 ponto percentual, aproximadamente, acima do Brasil. Nossas demandas são bem maiores. Ainda não temos infraestrutura, falta quase tudo. Temos que ter cuidado com essa euforia. “O Nordeste está crescendo mais que o Brasil.” Crescendo o quê, 2 pontos a mais? Precisamos crescer por décadas 2 pontos a mais, um crescimento sustentado, para reduzir a disparidade interregional de renda. Naturalmente, o governo Lula teve atenção especial com o Nordeste. Lula também se comunica com facilidade, se envolve com as pessoas, tem um carisma enorme. Fernando Henrique é um homem da Sorbonne. Quer dizer, faz as coisas, mas não sabe chegar ao povão. Mas acho que ele não tinha nada contra o Nordeste. Fez menos porque não podia fazer muito. E Lula é um animal político da maior qualidade. Então, ele, sensibilizado pelo Nordeste, pelo homem de Caetés etc. Deu uma atenção maior e principalmente teve uma comunicação melhor.
DILMA
Ela não tem o mesmo poder de comunicação de Lula, mas é uma grande gestora. Sabe da necessidade do Nordeste e tenho a impressão de que não vai mudar muito. Mas não achei que houve muito boa vontade com os ministérios. Quer dizer, não houve um grande ministério do Nordeste. Nós nordestinos ficamos um pouco frustrados. Esperamos a qualquer momento a indicação (confirmada ontem) de Fernando Bezerra Coelho para a Integração Nacional, que é o mínimo. Mas ainda acho pouco. Deveríamos ter mais nordestinos, em funções mais importantes. Dilma é uma gestora dura, mas extremamente agradável quando se conhece. Já tive a oportunidade de, informalmente, conversar muito com ela. Nunca houve nada de eventos oficiais, mas nas vezes em que conversei com ela fiquei muito impressionado com sua firmeza e pela cortesia com que trata as pessoas. Ela vai ter que ser dura, porque se não for dura não administra. Tem que cortar, não pode ser boazinha e ficar prejudicando o Brasil.
2011, ANO DE AJUSTE
Não sei em que volume vai ser fechada a torneira dos gastos públicos, mas o gasto com custeio do governo federal está muito alto. E precisamos investir mais do que gastar em custeio. Ainda temos que controlar a inflação. O IGP–M já está em 11%. O IPCA (a inflação oficial do País), em 5,5%, 5,6%. Mas o IGP-M é perigoso com 11%. Acho que os juros vão subir. Espero que as pessoas não fiquem com raiva da próxima presidente quando tiver que subir os juros. Acho que os juros já deveriam ter subido agora. É melhor do que ter inflação alta, um custo muito mais caro para as pessoas. Então, não fiquem com raiva que é ajuste. A política econômica do governo vai continuar a mesma, com os controles, câmbio flutuante, com metas de inflação – que é importante –, com responsabilidade fiscal. São conquistas do brasileiro que não se pode botar fora. Acho que no primeiro ano a presidente Dilma vai encontrar algumas dificuldades. Não conheço o ministério dela. Houve uma troca de posições, há pessoas novas que a gente não conhece. Vamos ver como ela vai administrar.
AÇÃO SOCIAL
Durante 23 anos, dedicamos nosso trabalho, nossa luta, à Serra do Machado (em Sergipe, onde o empresário nasceu). Conseguimos fazer um povoado pobre, que vivia na miséria, não ter mais miséria. Lá nós temos escola, clínicas, apoiamos cooperativas, temos habitação. Atraímos agora a fábrica de brinquedos Estrela. Construímos o prédio, como o governo faz. Investimos R$ 8 milhões para construir 11 mil m² onde temos a fábrica, que visitei na semana passada e já tinha 150 senhoras trabalhando. Vamos para 400 ou 500 até abril. Lá temos escola, com 300 alunos. Levamos alunos do 2º grau para Ribeirópolis, sede do município. Já há uns 20 estudantes em faculdade que vão para Aracaju e nós também damos transporte. Então, promovemos uma verdadeira transformação.
BRASÍLIA TEIMOSA
Nós estamos iniciando, devagarzinho, um projeto em Brasília Teimosa chamado Espaço Jovem Rumo ao Futuro, do Instituto JCPM. Estamos capacitando esses jovens em português, matemática, informática e inglês. Este ano, apoiamos 600 alunos, mas nossa intenção é desenvolver esse projeto para a região de Brasília Teimosa e do Pina, onde teremos o shopping e estamos com nosso escritório (o JCPM Trade Center). A missão do Instituto é desenvolver ações que possibilitem a qualificação de jovens objetivando sua empregabilidade. É preparar o jovem e empregar essas pessoas. Não há nada pior do que preparar e deixar a pessoa sem emprego. Isso é um perigo, porque ela fica mais viva para usar drogas e fazer coisas que não deveria fazer.
IMPRENSA
É uma loucura. Todo mundo quer liberdades e liberdades. Até o Irã quer liberdade. Então, agora vêm umas pessoas que parecem não ter o que fazer querendo controlar a área de comunicação deste País. É interessante que (o ministro das Comunicações, Franklin Martins) é um jornalista que passou a vida toda tentando fazer críticas, a gente não sabia que ele tinha vinculações políticas desse nível, e agora lamentavelmente vem querendo segurar a liberdade de imprensa. O presidente Lula vem dizendo que isso é impossível. A presidente Dilma não aceita. Mas tem uns puxa-sacos querendo, aquelas pessoas que não querem uma imprensa livre.
TURISMO
Falta infraestrutura. Nós temos toda capacidade para ter um turismo extraordinário aqui. Mas nós não temos estradas, não temos aeroportos, não temos hotéis, não temos avião. Não tem limpeza na cidade. A segurança hoje melhorou bastante. Precisamos ter realmente melhorias no Centro de Convenções. Temos turismo de lazer, religioso, gastronômico, histórico, cultural, ecoturismo. Nós temos tudo. Agora, falta decisão para fazer turismo. Infelizmente, estávamos bem, com um rapaz jovem, que não continuou o trabalho dele na Secretaria de Turismo. Quer dizer, é uma pena que aconteçam essas coisas. Por outro lado, o governo federal, agora, com o devido respeito – e eu posso falar por causa da minha idade, tenho mais de 70 anos – colocou um ministro do Turismo que tem 80 anos. Precisamos que o turismo seja uma das forças para geração de riqueza e renda. Falo com todos os governadores há mais de 20 anos, desde Eraldo Gueiros até hoje.
Fonte: Jornal do Commercio